24 de out de 2009

TRANSFORMAÇÕES: A SOCIEDEADE PODE MUDAR!

Transformações é um documentário resultado de pesquisas em várias comunidades internacionais com um olhar cristão evangélico.
Tudo que acontece em uma comunidade é resultado daquilo que ela acredita e do estilo de vida que ela resolve seguir. Suas mazelas, na verdade são os sintomas de uma doença não diagnosticada cujos efeitos são combatidos em detrimento da causa. A visão política e social apenas, não consegue dimensionar a gravidade do problema das comunidades hodiernas. As autoridades e instituições internacionais têm se reunido em seus fóruns, seminários e conferências a fim de discutir e buscar soluções para a degradação dos direitos humanos, violência, guerra, drogas, porém, o quadro mundial se torna cada vez mais enfermo, necessitando urgentemente de uma transformação cada vez mais distante.
O documentário, todavia, mostra uma solução bem próxima, mas tão ignorada pelos intelectuais da sociologia e filosofia modernas. Solução que não erradica a doença, mas minimiza sua influência, seu poder. Não erradica porque o nome da doença é pecado e existe uma lei espiritual que diz que “todos pecaram” Rm. 3:23 e que todos foram encerrados “debaixo da desobediência” Rm. 11:32.
Todavia, quando a sociedade se volta para Deus, confessando seus pecados e resolve amoldar seu estilo de vida ao da Palavra de Deus, as transformações sociais, políticas e econômicas começam a acontecer. Embora pareça “religioso” e fanático demais para os cientistas políticos e sociólogos dos nossos dias, o documentário mostra que a referida transformação não é apenas um discurso, mas um fato comprovado e visto nas comunidades do mundo inteiro.
Mas vale lembrar que, esta transformação só é possível a partir do posicionamento da Igreja, daqueles que pregam a Palavra de Deus. No exemplo de Cali, na Colômbia, vemos um líder que não se conformou com a degradação de sua cidade, buscou soluções através da unidade, oração e ação em evangelismo da igreja local, descobrindo com as devidas estratégias, a raiz de seu problema.
Enfim, as transformações sociais são possíveis através de uma ação da Igreja contra o pecado. Poderíamos pensar que essas transformações só acontecem a partir do nosso engajamento em setores da política, apesar desta atitude também ser necessária algumas vezes. No Documentário Transformações, somos desafiados a entender que a solução mais eficaz está num olhar bíblico e espiritual da Igreja Local e que este olhar deve preceder ao do político e social, embora eles sejam necessários como auxiliares neste processo.
Para que a transformação de que necessita nossa comunidade, comece a acontecer, a Igreja precisa ter uma visão bíblica de pecado e de sua danosa influência na sociedade. Precisa também entender que, a Igreja de Cristo é o seu corpo místico e não a organização considerada a partir de sua placa denominacional. Que os resultados de sua ação sob a visão bíblica resultará numa sociedade mais justa cujos benefícios serão sentidos por todos, inclusive pelas autoridades locais.

Nenhum comentário: