30 de set de 2009

PRINCÍPIOS DE JESUS SOBRE A MISSÃO DE EVANGELIZAR - PARTE 1

"E, CHAMANDO os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal".
Mateus 10:1

Temos ouvido grandes missiólogos e estrategistas em missões sobre o assunto. Homens como Luis Bush, Josué Yrion, Russel Shedd, Davi Botelho, Ronaldo Lindório, além dos sábios conselhos de heróis como: Willian Carey, conhecido como o Pai das Missões Modernas.
Porém, a maior autoridade no assunto, é claro, chama-se Jesus de Nazaré. Lendo sobre seus ensinamentos e suas atitudes em relação a Obra Missionária, entendemos a partir do texto bíblico acima que ele estabelecera princípios fundamentais para a realização de missões:

  1. TREINAMENTO: O texto de Mateus 10 mostra-nos seus seguidores sendo chamados de discípulos e apóstolos (versículos 1 e 2). Discípulo, todos sabemos, é aluno, aquele que está aos pés de seu Mestre para aprender. Já apóstolo, é aquele que foi treinado, preparado e enviado. São dois níveis diferentes: o primeiro é o estágio do aprendizado, o segundo é o estágio do exercício do aprendizado. Jesus treinou seus discípulos antes de enviá-los, deixando implícito que para enviar é necessário treinar. Certa vez disse aos candidatos a discípulos: "Vinde após mim e vos farei pescadores de homens". Veja, "vos farei", isto é, prepararei vocês, treinarei, habilitarei. Os seguidores de Jesus passaram por este estágio do ministério missionário.
  2. AUTORIDADE ESPIRITUAL: Do grego Exousia: autoridade para agir em nome de... É a autoridade para agir em nome de Jesus sobre os diabo e as enfermidades. Segundo os ensinamentos de Jesus este é princípio fundamental para a realização de missões. Não foi por acaso que Ele o disponibilizou para seus discípulos, alertando-os inclusive que, sem esta autoridade, ou poder, não saíssem de Jerusalém.

OS AXIOMAS DA PSICOLOGIA

Como toda a ciência, o fim da psicologia é a descrição, a explicação, a previsão e o controle do desenvolvimento do seu objeto de estudo. (Wikipédia)
Obviamente que este objeto de estudo é o comportamento e os processos mentais dos indivíduos. Para o psicólogo soviético A. R. Luria , um dos fundadores da neuropsicologia, "a psicologia do homem deve ocupar-se da análise das formas complexas de representação da realidade".
Mas o que temos visto nas opiniões dos psicólogos de plantão são afirmativas tão óbvias, que o mais desinformado no assunto em pauta, já saberia! Estribam seus argumentos em verdadeiros axiomas (proposição tão evidente que não precisa ser demonstrada).
Numa reportagem de Thiago Reis no site g1.globo.com, quando perguntada se o celular é indicado ou não a crianças e adolescentes, a professora Andréa Jotta, do Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática da PUC-SP, respondeu:
"Depende para o quê. O celular é uma ferramenta tecnológica como outra qualquer. O problema é saber se o propósito do uso deles por crianças é apenas o consumo, se a criança vai ganhar o celular apenas para se mostrar para os amigos. Se o celular for utilizado por uma criança que vai ser deixada na natação e vai ter que ligar para a mãe buscar depois, ele já começa a ter mais sentido. Já para crianças abaixo de oito anos, não há motivo. Como elas não saem sozinhas, não têm necessidade de ter um. Senão, ele vai funcionar como um brinquedo.”
Grande descoberta! Precisávamos mesmo consultar a Doutora acima citada para saber deste fato tão óbvio!
A dita psicóloga prossegue em sua "inédita" explicação para o caso de difícil solução: "As crianças são seduzidas por qualquer coisa. Do mesmo jeito que consomem balas, chocolates e outras guloseimas sem limite, elas consumirão tecnologia também sem saber quando parar".
As famílias estão tão despreparadas que precisamos que uma pessoa com formação especializada diga-nos o que já sabemos?
Observe que toda vez que um fato é notícia, principalmente na mídia televisiva, logo os psicólogos de plantão aparecem para estabelecer seus axiomas, tipo:
Se for um crime hediondo, eles explicam: "Este é um sujeito que não consegue conter o lado ruim, blá, blá, blá..." Claro, se ele conseguisse, não teria praticado o tal crime!
Se foi uma mãe que abandonou o filho, dizem: "Ela foi rejeitada na infância..."
Se a seleção brasileira de futebol perder um jogo, bradam do alto de sua sapiência: " Os jogadores estavam com desempenho ruim e a qualidade do seu jogo foi inferior à do adversário..." Oh, grande novidade!
Penso que a psicologia moderna deve formular novas definições baseadas na sociedade contemporânea, ao invés de perpetuar as defendidas ou formuladas na metade do século XIX por Sigmund Freud. Que Freud contribuiu em muito com seus estudos e descobertas, não restam dúvidas. Porém, o contexto da sociedade era o do século XIX. De lá pra cá o homem mudou sua maneira de pensar e agir!
Os livros de psicologia, os pensadores no assunto, não nos dizem nenhuma novidade, a não ser o que foi dito a mais de cem anos atrás.
Por isso, as respostas axiomatizadas, que não respondem aos anseios de uma sociedade desorientada.

28 de set de 2009

REGIS DANESE: CRISTÃO OU APROVEITADOR?


No meio gospel você ouve de tudo! Desde a mais pura verdade até a mais deslavada das mentiras! Tem gente que é especialista em espalhar notícia sem fundamento. De vez em quando você ouve que Pr. Josué Yrion, aquele Missionário gaúcho que prega contra a Disney, morreu metralhado em país comunista. Quantos países comunistas temos mesmo? Hum, vamos ver: China, Cuba, e... É parece que só esses dois! Mas não sabemos a fonte dessas informações, o fato é que elas se espalham com a ajuda daqueles que gostam de emprestar os lábios ao diabo em nome de Deus. Outro dia espalhou-se que Cassiane morrera em acidente automobilístico, e aí umas irmãzinhas aparecem no Círculo de Oração pedindo que "intercedam pela alma da pobre cantora!". Se um cantor secular gravar uma música gospel então, pronto, o cara é evangélico, dizem até que viram a entrevista dele no Programa do Jô.
Pois é, outro dia a internet estava cheia de vídeos e depoimentos de gente que afirma que tem mensagem subliminar na música Faz um Milagre em Mim do Regis Danese. Numa reunião de Pastores que perticipei, um certo obreiro chegou a dizer: "Temos que evitar que esta música do Regis Danese seja cantada em nossos cultos, pois ouço dizer que ele nem crente é! Além do mais, a tal música já caiu até na boca dos pagodeiros." Permitam-me digitar em letras garrafais e em negrito: SANTA INGNORÂNCIA COMPANHEIRO!
Tenho muito a dizer sobre isto, mas primeiro saibamos um pouco de Regis Danese:

Natural de Passos, Minas Gerais, Regis Danese iniciou sua carreira no meio secular, em 1989, integrando a dupla sertaneja Regis & Raí, com a qual lançou um LP pela gravadora BMG Ariola. Mais tarde, em 1991, ele foi convidado por Alexandre Pires para participar do grupo Só Pra Contrariar. Durante cinco anos, Regis destacou-se com suas composições de grande sucesso lançadas pelo grupo, como "Te Amar Sem Medo", "O Samba Não Tem Fronteiras" e "Amor Verdadeiro". Regis compôs também muitos sucessos para outros cantores, como Daniel, Leandro & Leonardo, Gian & Giovani, Cristian & Ralf, Belo, Vavá, Elimar Santos, Alcione entre outros.


Em um certo ano, através de um colega do grupo Só Pra Contrariar, Regis Danese ouviu a Palavra de Deus, convertendo-se ao evangelho. “Ele ficou durante anos no grupo e sempre manteve uma postura diferente da nossa, sem se envolver em nossos erros, mostrando seu caráter de homem de Deus. Certo dia, quando eu passava por um grave problema no meu casamento, ele me falou de Jesus eu acreditei e recebi aquela Palavra”, lembra Regis.

A partir daí o cantor se entregou nas mãos de Deus, passou a servi-lo e teve sua vida e família restaurada. Três anos depois ele iniciou um novo processo na música, e começou a composição do repertório de "O meu Deus é Forte". O CD foi lançado em 2004, de forma independente e começou a fazer sucesso sendo indicado no ano seguinte para o Troféu Talento, nas categorias Melhor Álbum Independente e Cantor Revelação, fazendo com que a gravadora Line Records se interessasse e viesse a distribuir o CD. Nele composições de Regis Danese como a faixa título "O Meu Deus é Forte", "Amor Incondicional", "Entregue Sua Vida" e "Há Uma Chance.

No melhor estilo Louvor & Adoração, o CD foi sucesso antes mesmo do lançamento oficial, com a faixa-título sendo divulgada para todo o Brasil e também exterior através da maior rede de rádios cristãs do Brasil, a Rede Aleluia.
Seu segundo trabalho, foi o CD "O Melhor Que Eu Tenho" com 11 faixas e produção de Wagner Carvalho. Como prova de seu amadurecimento na música gospel, Régis trouxe um trabalho com muitas novidades em comparação ao seu CD anterior. Apresentando baladas e canções no estilo pop, adoração e louvor com pinceladas de pop rock e, ainda as participações de sua esposa, Kelly Danese,seu filho, Brunno Danese e o Coral Infantil de Uberlândia, Minas Gerais.

O CD começa com a faixa-título, "O Melhor Que Eu Tenho" que traz uma mensagem bem direta sobre dízimos e ofertas. A canção é um dos destaques deste trabalho e teve excelente repercussão junto às emissoras de rádio. A segunda faixa traz uma regravação da canção "Alfa e Ômega" em novos arranjos. Em "É Tempo de Colher", Régis apresenta o melhor estilo “australiano” de louvor congregacional com referências de pop rock com folk.

A quarta música é direcionada ao relacionamento entre pais e filhos e demonstra a necessidade de tornarmo-nos como crianças para entender o amor do Pai. Nela encontramos as participações do filho do cantor e do Coral Infantil de Uberlândia. Com grande influência da nova música sertaneja com baladas e refrões de fácil assimilação, Danese nos presenteia com a faixa "Eu Creio Nos Planos de Deus", que também foi sucesso nas rádios.
Em "Me Ensina a Te Adorar", Régis segue surpreendendo com arranjos pop, muitas guitarras, violões e letra marcante como no refrão " ... meu Rei desperta-me do sono, abre os meus olhos para eu poder te enxergar ..." . É impossível ouvir sem ser contagiado por esta letra e sonoridade.

Em sua produção, "O Melhor Que Eu Tenho" reúne muitas canções de forte apelo e grande qualidade sendo um álbum bastante aceito pelo público. No estilo congregacional nos deparamos com "Deus Tem Promessa" e "Intimidade", respectivamente as faixas 7 e 8 da bolacha.
A canção "Eu Quero Cem Vezes Mais" conta com a participação de Kelly Danese e apresenta nuances da música country como violões e ritmo bem marcado. A décima faixa, "Seu Cuidado Sobre Mim" é um hino de adoração firmando o compromisso do cantor de manter-se fiel ao seu propósito com Deus. O CD chega ao fim com mais uma canção de louvor, "Como é Bom Te Adorar" e reafirma o prazer do intérprete em adorar a Deus em todo tempo.
Essa história está em seu site http://www.regisdanese.com.br/biografia.html, e ao lê-la entedi porque a canção "Faz um Milagre em Mim" está sendo cantada por vários artistas da mídia secular. Bem antes de sua conversão, o cantor já tinha bom relacionamento com artistas como Alexandre Pires, já era conhecido do mundo artístico e da música popular.
O fato é que a música mais conhecida por "Entra na minha casa" é a canção gospel mais cantada por pessoas não evangélicas dos últimos anos. Nem aquela dos anjos subindo e descendo que Eliseu Gomes permitiu Padre Marcelo Rossi cantar, fez tanto sucesso na mídia secular!
Por favor, permitam-me uma simples observação: Se o mundo canta músicas profanas e indecentes, gritamos: "Viu aí? Música satânica!" Se cantam música sacra, esbravejamos: "Misericórdia, se o mundo canta eu não canto, banalizou!" Outros saem espalhando: "O cara é aproveitador, quer ganhar dinheiro com a música gospel".
Fazemos tudo isto sem conhecer a pessoa e sua verdadeira história.
Bem, a cd citado na matéria acima, o mesmo que tem "Entra na minha Casa", "Primícias", etc., na minha opinião é o melhor que já ouvi este ano. As letras tem a marca de alguém que a escreveu inspirado por Deus, aliás, as outras músicas do cd não são muito conhecidas ou cantadas, tal o sucesso da "Entra na minha casa!".
Agora, deixem-me ouvir Primícias no meu cd original de Rgis Danese, porque pirataria, isso sim é pecado!

BUROCRACIA SANTA

Segundo o site Wikipédia Burocracia é um conceito administrativo amplamente usado, caracterizado principalmente por um sistema hierárquico, com alta divisão de responsabilidade, onde seus membros executam invariavelmente regras e procedimentos padrões, como engrenagens de uma máquina. É também usado com sentido pejorativo, significando uma administração com muitas divisões, regras e procedimentos redundantes, desnecessárias ao funcionamento do sistema.
É sobre esses procedimentos desnecessários ao funcionamento do sistema de que quero falar. Esta semana precisei comprar um eletrodoméstico e, ao sair à procura, deparei-me com uma certa loja muito conhecida aqui em Salvador, onde o dono é o garoto propaganda e diz que faz e acontece! Seu anúncio apelativo dizia: "A Concorrência está travando sua negociação? Então venha pra cá..." Entrei e fui logo ao balcão com a pressa que me é peculiar devido as atividades do dia a dia. Apontei para o produto, tirei o cartão do bolso na certeza que dentro de no máximo 20 minutos sairia da loja com meu produto debaixo do braço. No entanto, a atendente depois de ter me pedido nome, endereço, cpf, pediu-me que subisse até o próximo andar, passasse no setor de expedição para confirmar se o produto estava disponível e me dirigisse ao caixa para efetuar o pagamento. Subi dizendo pra mim mesmo: "Não perguntarei porque tenho que fazer o papel dela ou de outro funcionário, terei paciência, afinal são só mais 5 minutos." Pra minha indignação, a marca que eu queria não estava disponível. Voltei, escolhi outra, subi de novo, mas agora teria que buscá-la no balcão mesmo, portanto teria que descer de novo. Tudo bem, efetuei o pagamento, mas o produto que estava no balcão estava sem a caixa de embalagem! A gerente foi chamada pois eu não iria levar um produto em exposição se ele não tivesse um certo desconto! A loja que anunciava que se a concorrência travasse sua negociação, corresse para ela, agora dificultava que eu tivesse acesso ao produto que eu desejava. Depois de uma longa conversa para saber se me devolveriam o valor pago ou se eu aceitaria uma certa proposta, deixei a loja quase uma hora mais tarde, depois de uma certa "negociação".
A "burocracia" tão bem estabelecida pela vendedora, que me levou mais de uma vez à expedição com resultados frustrantes, causou-me transtornos levando-me quase a desistir do desejo de adquirir o tal eletrodoméstico!
Esta mesma burocracia é praticada no contexto da fé cristã! Nossas pregações às vezes soam como os anúcios de lojas de eletrodomésticos que oferecem vantagens em letras garrafais e critérios em letras minúsculas. Na ânsia de receber o que deseja, o cliente assina contratos e depois se debate na burocracia camuflada nas propagandas coloridas!
Pregamos: "Venha que todos os teus problemas serão resolvidos", sem avisar ao "cliente" que Jesus disse: "No mundo tereis aflições..." Gritamos: "Paulo disse: 'Tudo posso naquele que me fortalece'", sem avisar que o "tudo posso" aí é passar por qualquer tipo de situação, inclusive a escassez, fome, nudez, etc.
Mas a "burocracia santa" é estabelecida mesmo quando pregamos perdão, vida, alegria, vitória, e depois enveredamos o pobre do pecador recém convertido num caminho escuro de obrigações e leis que dizemos ser necessárias se o tal quiser alcançar o que a "propaganda" do meu evangelho anunciava.
Alguns, desencantados, criam uma aversão ao Evangelho e seu encontro com o verdadeiro evangelho fica comprometido, outros, levam a vida toda deparand0-se com "balcões de expedição", subindo e descendo as escadas espirituais da burocracia santa, almejando encontrar o produto oferecido pelo evangelho da facilidade e nada.
A igreja está cheia desses crentes decepcionados, frustrados, tudo porque estabelecemos burocracias espirituais, dificultamos o acesso dos mesmos às maravilhas insondáveis do doce Evangelho do Senhor Jesus. Estabelecemos princípios humanos para se viver verdades celestiais!
O Evangelho de Jesus não nada haver com o que temos visto e ouvido. Prega-se um evangelho colorido, mas quando o indivíduo o aceita, o escraviza sob o triste peso da legalidade.

17 de set de 2009

PR. ISRAEL ALVES É CANDIDATO A PRESIDENTE DA CEADEB


Com vasta experiência ministerial, sendo uma das mais importantes a Presidencia da Adesal (Assembléia de Deus em Salvador) a mais de 10 anos, e Vice Presidência da Ceadeb, Pr. Israel Alves é conhecido como um homem pacífico e que consegue agregar a si até os seus opositores.
Assumiu a Adesal com várias e sérias dificuldades, mas ao longo dos anos com muita sabedoria e capacidade administrativa devolveu à mesma estabilidade e garantiu-lhe a continuidade de sua existência como instituição.
Sua liderança vem sendo caracterizada por investimentos no ensino dos fiéis e preparo dos Líderes através de Seminários, Congressos de escola Dominical, Escola de Obreiros e de Teologia, entre outros.
Em seu Gabinete, Pr. Israel atende a todos tratando-os igualmente e sem parcialidade, apesar de sua concorrida agenda.
Neste ano o Pr. Israel aceitou o desafio de concorrer à Mesa Diretora da Adesal como Presidente, tendo como aliados nesta tarefa Pastores de grande respeito na Convenção baiana como é o caso dos Pastores Demerval Lopes, Manoel Monteiro e Wolmar Alcântara (todos ex-presidentes), além dos Pastores Hugo Noival, Jailton Simões e Evilásio Bastos.

Bispo Valdemiro Santiago X SBT



O diretor executivo do Sistema Brasileiro de Televisão - SBT, Guilherme Stoliar confirmou a coluna do jornalista Daniel Castro, da Folha de São Paulo que irá entrar com uma liminar contra a TV Alagoas canal 5 no Estado, que desde a última segunda deixou de transmitir a programação do canal para fazer parte de uma Rede Evangélica comandada por Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus. Além de entrar com uma liminar o Guilherme Stoliar teve uma audiência com o ministro Helio Costa, das Comunicações para discutir a invasão das igrejas evangélicas na TV brasileira. A TV Alagoas culpou em um editorial a falta de repasse de recursos do governo estadual como uma das causas para a venda da programação.

Histórico

O pastor evangélico, Valdemiro Santiago de Oliveira é fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus. Formado pela Ordem dos Teólogos Evangélicos da América Latina e pregador evangélico há mais de 30 anos e começou seu ministério na Igreja Universal do Reino de Deus. Durante o período em que foi bispo da IURD alcançou destaque entre os demais pastores daquela igreja, tendo sido considerado um dos potenciais sucessores de Edir Macedo. Desligou-se da Universal após problemas com a liderança, e alguns dias depois fundou a Igreja Mundial do Poder de Deus, que absorveu parte dos membros da IURD, e hoje conta com mais de 1400 templos espalhados pelo Brasil, sendo a sua maioria no Estado de São Paulo. Ele arrendou a Rede 21 junto ao grupo Bandeirantes e desde então vem aumentando sua atuação ao alugar emissoras de Tv em várias capitais do Brasil.


Fonte: Folha Online

CULTOS DE RETETÉ: UMA APOSTASIA MODERNA!


Culto das Maravilhas, Culto de Libertação, Explosão de Milagres, Tal Dia da Vitória, e po aí vai, são inúmeros os nomes dados a determinados cultos, mais conhecidos como Culto do Reteté. Na verdade até hoje ninguém soube me explicar a etimologia do tal "reteté", o nome simplesmente surgiu como uma gíria golspel para denominar aqueles cultos "quentes", "espirituais", onde tudo é possível, tudo de absurdo, claro!

Calma aí, não quero generalizar. Obviamente que existem cultos desta natureza que são sérios, acompanhados pelo Pastor da Igreja, com pregadores maduros, etc. Mas esses são poucos, quase nada diante da quantidadade daqueles que na verdade mais profanam o Nome do Senhor do que o adora.

O Pr. Ciro Sanches em seu Blog Ciro respode, diz o seguinte: "No meu livro mais recente, MAIS Erros que os Pregadores Devem Evitar, eu discorro sobre alguns cultos estranhos, denominados de “reteté”. Este termo não consta de dicionários oficiais, embora haja quem diga que ele teve origem no italiano. Dizem que relaciona-se com a culinária e significa: “mistura”, “movimento”, “reboliço”, “festa”, “aquilo que foge da normalidade”, etc. Bem, se fosse esse mesmo o sentido do termo em apreço, estaria de acordo com o seu emprego usual e comum, haja vista os chamados cultos do “reteté” serem marcados por muito “reboliço”, em contraposição ao que está escrito em 1 Coríntios 14".

O fato é que os cultos de reteté vem substituindo os cultos verdadeiramente pentecostais e trazendo para a igreja manifestações que nunca se fizeram presentes na história do pentecostalismo, seja primitivo (registros do Livro de Atos ou da igreja no início da era cristã), seja dos primórdios do avivamento desde a Rua Azuza até o surgimento do movimento pentecostal no Brasil.

Enquanto que no verdadeiro movimento pentecostal, homens fiéis e cheios do Espírito Santo, pregam e milagres acontecem, impondo as mãos sobre os novos na fé fazendo-os receber o batismo no Espírito Santo, nos cultos de reté (não todos), homens e mulheres de procedimentos duvidosos uivam, dizem palavras desconexas, emitem ruídos (xiiiiiiiiii,chaá) enquanto enxugam o suor com as famosas toalhinhas de rosto, incitando o povo a bailar sem objetivo, e outros a ,caírem sem razão.

Nos cultos verdadeiramente pentecostais a Palavra é pregada com autoridade, levando os ouvintes a concertarem suas vidas, arrependendo-se dos seus pecados a fim de levarem uma vida de santidade. Já nos cultos do reteté, as pessoas que mais pulam, rodopiam, gritam, caem, são as mais complicadas da igreja, que não frequentam a Escola Dominical, Culto de Doutrina e Santa Ceia. Se acham mais santas que as demais, mas estão cheias de insubmissão entre outros pecados!

Os absurdos vão de manifestações, gestos profanos, até distorção de textos bíblicos. Histórias são contadas como se fossem bíblicas, os pregadores desses cultos imaginam diálogos e acontecimentos que ferem o contexto e os princípios da Palavra de Deus, e o pior com o aplauso da massa evangélica e até de alguns obreiros.

Quando assisto a um culto desses, lembro do povo de Israel adorando o bezerro de ouro, indo após outro deus, abandonando o Verdadeiro Deus numa apostasia que provocou a ira do Senhor Jeová que trouxe dura punição aos que apostataram! Lembremos que tudo foi feito com o consentimento do Líder Arão. Ele ouviu o povo e o conduziu em seu pecado.

Temos visto nesses cultos todo tipo de erro doutrinário, manifestações estranhas, assitidas pelos nossos líderes que preferem nada fazer para não perder número, nem a "oferta".

Enquanto atacamos outras denominações por causa de suas heresias, toleramos debaixo de nossos narizes toda sorte de distorção da Santa Palavra de Deus.

Deixamos de alimentar o povo com a Palavra de Deus e os entregamos à sorte dos incautos e proveitadores que se infiltram em nosso arraial. Amantes do dinheiro, que nunca cansam de pedir em nome de Jesus, Mercenários disfarçados de Missionários. Enchemos os bolsos deles porque eles pregam eloquentemente, enquanto despedimos vazios obreiros sérios que vem em nossos cultos pedir ajuda para construir uma "congregaçãosinha", numa terra distante!

Que fazer?



  1. Preparemos nossos Líderes;


  2. Identifiquemos os verdadeiramente vocacionados;


  3. Identifiquemos os Líderes problemáticos, despreparados e sem chamada urgentemente;


  4. Voltemos a ensinar a doutrina (ensino genuíno) ao povo;


  5. Vamos dar prioridade à Palavra de Deus em nossos cultos;


  6. Que cada Líder busque o poder de Deus para pregar com unção, ao invés de passar seu cajado a alguém nos cultos de maravilha ou lá o quê;


  7. Que reconheçamos que temos pecado e nos afastado da essência da sua Palavra e voltemos a vivê-la.

15 de set de 2009

DA MINHA ESTAÇÃO DE TREM...

Minha, claro, é modo de se expressar, a famosa força de expressão. Mas, quase sempre sou usuário do serviço de transporte ferroviário de Salvador que tem uma malha de ferrovia de aproximadamente 30km, que cobre o Subúrbio de Paripe à Calçada. E lá pelas 8:00h. da manhã pago minha passagem e fico à espera do trem das 8:15h. Sento-me em um dos bancos lendo um livro e respirando o ar fresco que sopra da praia de Escada. Num dia desses enquanto lia naquele velho banco, ouvi ao longe vozes de homens gritando um para o outro palavras que eu não pude compreendê-las devido à distância. Ao olhar com atenção em direção ao mar azul que cintilava sob o sol daquelas horas matutinas, vi que eram pescadores. Conversavam, mexiam em seus instrumentos de pesca, subiam e desciam do barco sem cor e mal conservado, riam enquanto suas costas brilhavam com a força solar sem reclamar. Homens notadamente simples, alguns mais jovens, outros aparentando estar na terceira idade.
Comecei a meditar sobre aqueles aparentes rudes homens. Enquanto olhava para eles sem ser percebido, observava os mais velhos, eles não começam na arte de pescar tarde, eles aprendem cedo e levam a vida no ofício que para alguns não passa de terapia e passa-tempo. Sinceramente não conheço pescador rico, a não ser os empreendedores donos de empresas de pesca, mas pescador mesmo, aquele que lança a rede, que arma a linha durante as noites escuras só iluminadas pela luz prateada da lua, não, esses não enriquecem.
Daí pensei nos pescadores da Galiléia de 2.000 anos ou mais atrás. Que futuro tinha aqueles homens que labutavam sob um regime político cruel, pagando altos e injustos impostos? Homens sem instrução: "Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus. (At. 4:13). Esse texto, diga-se de pessagem, foi escrito por um erudito, o doutor Lucas.
Esses homens são aqueles que passam despercebidos por nós hoje. Se aqueles pescadores da Galiléia estivessem hoje em nosso meio, seriam no máximo porteiros ou zeladores de algumas igrejas! Porque Jesus os chamou? Como esses iletrados falariam da mensagem do Mestre aos doutos de sua época? Porque Jesus não foi logo nas Sinagogas, não procurou os Nicodemos da vida?
Da minha estação de trem comecei a viajar e meditar na maravilhosa forma de Jesus trabalhar, como Ele é incomparável, como Ele escolhe os seus! Um Deus tão grande e Supremo, Senhor de tudo! Colossenses 2:3 diz: "Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência". Nele, Jesus. Esse mesmo Jesus, num dia enssolarado vai às margens das praias da Galiléia e atenta para o que eu não atentaria, chama quem eu não chamaria, quem nossos Seminários jamais confiaria a tarefa de pregar. Homens rudes, porém de qualidades somente sondadas por aquele que a todos conhece.
Me perdi por algum tempo nessas perguntas, mas essa era apenas a primeira. A segunda era: o que chamou a atenção de Jesus nesses homens? Pensei:

  • Persistência: você já viu um pescador desistir facilmente? Por isso deti-me em obeservar os pescadores de mais idade, o tempo passou, eles não enriqueceram, mas estão lá todas as manhãs!
  • Certeza: Todo pescador tem certeza que o peixe está lá, e que, em algum momento será fisgado!
  • Cuidado com os instrumentos de pesca: Todo pescador sabe que se seus instrumentos não tiverem a devida manutenção, o ofício fica comprometido.
  • Tempo de pescar, tempo de concertar redes: As vezes é preciso parar, rever nossas estratégias, ver onde as redes "furaram"!
Bem, vou ficar por aqui e continuar a meditar nas outras lições que aqueles simples pescadores me levaram a meditar, pois ainda tenho muito contar daqui DA MINHA ESTAÇÃO DE TREM!



14 de set de 2009

A BÍBLIA SAGRADA SEGUNDO ALGUNS CONFERENCISTAS


"Um dia, chegaram para João Batista e disseram:
- João meu filho, tem um camarada em Gadara que bota pra quebrar, ninguém consegue segurá-lo. Você que prega com autoridade, que é profeta, vai lá João, expulsa aquele demônio!
João então disse:
- Neca de pitiriba meu filho, meu negócio é tchacabum na água do Jordão e acabou. Não vou lá não!
Quando o demônio que estava no gadareno soube do medo de João Batista, zombou dele e se sentiu vitorioso.
Tempos depois, Jesus estava no seu barco com os discípulos e um deles começou a contar acerca daquela conversa de João e como ele havia rejeitado a oportunidade de expulsar o demônio do gadareno e a maneira como o demônio fez pouco caso de João Batista. Imediatamente Jesus disse:
-O quê? Aquele derrotado zombou do meu amigo João? Ninguém zomba dos meus amigos, vira pra Gadara, é hoje que esse demônio de meia tigela vai saber que não se faz pouco caso dos meus amigos!"
E a história continua sendo contada em um certo púlpito de um certo Congresso, enquanto o povão vai ao delírio como se tivesse lido a ridícula história nas sagradas páginas da inerrante Palavra de Deus, e os "obreiros" no mesmo púlpito erguem os punhos em seus paletós símbolo de seu sacerdócio e, para alguns deles, até de sua santidade.
Lá estava eu de cara amarrada, sendo interpretado como frio e carnal, pois o dito Conferencista dizia inúmeras vezes olhando sutilmente em minha direção: "Tem crente que não adianta irmão, pode chuver o que for do céu, é 'rúim' ele dá glória a Deus".
Nesta hora entendi e pensei: "acertei ele, começou a esperniar, foi alvejado". Sim, esse tipo de comentário para mim é a prova cabal que o conferencistasinho entendeu que ali tem gente coerente, estribada na Palavra de Deus, mas como ele sabe que a maioria não o é, ele se aproveita para dar uma de vitorioso em seu discurso infundado e sem graça (de Deus).
São tantas as histórias absurdas contadas por este Brasil afora que daria para se escrever uma outra bíblia, A BÍBLIA SAGRADA SEGUNDO ALGUNS CONFERENCISTAS. Sugiro que, aquele que se habilitasse para publicar a tal bíblia, desse a cada livro dela, se coragem tiver e estiver pronto para responder a processos, o nome do dito conferencista que a inventou, e que cada capítulo de seu livro fosse o registro de uma dessas descabidas histórias. Do jeito que as coisas estão caminhando, não duvido nada se alguns crentes não começariam a comprá-la e seguí-la ao invés da Santa Bíblia, aliás, quem dá glórias a Deus por uma dessas medíocres histórias não conhece a Bíblia Sagrada mesmo. Bem, se não conhece, obviamente não segue, então este sujeito não terá dificuldade em aceitar e seguir A BÍBLIA SAGRADA SEGUNDO ALGUNS CONFERENCISTAS.

A MAIOR CRUZADA EVANGELÍSTICA DO BRASIL!


O ministério do Pr. Silas Malafaia, incontestavelmente é um dos mais notáveis nesta nação. Ao longo de muitos anos tem pregado a mensagem do Evangelho atráves de um dos canais de comunicação mais caro, a TV. Seus programas contam com louvor, ensino e pregações. Vez por outra o eficiente Pastor e apresentador do Programa Vitória em Cristo, que atualmente é exibido em mais de um canal em rede nacional em vários horários, também aproveita a oportunidade para entrevistas e discutir assuntos polêmicos, principalmente quando se está em jogo a veracidade da Bíblia e a moral do povo evangélico. Mas o maior investimento do Pastor Silas ultimamente tem sido nas chamadas Cruzadas Vida Vitoriosa para Você, que segundo tem afirmado, gera altos ivestimentos, e não é pra menos, pois o de melhor e profissional tem sido ultilizado nessas Cruzadas em todo o País, além de pesada divulgação na mídia televisiva. Os baianos acostumados com a indiferença para com os evangélicos do canal que transmite a Rede Globo na Bahia, ficaram maravilhados ao ver o mesmo canal exibindo comercial da Cruzada Vida Vitoriosa para Você!
Durante a exibição dos Programas do Pastor Silas são mostrados os resultados dessas Cruzadas que tem levado milhares de pessoas a entregarem suas vidas a Cristo, contribuido para engrossar as fileiras dos salvos e aumentar o número de evangélicos nas vária denominações espalhadas pelo país. A Cruzada ainda conta com cantores evangélicos de peso como é o caso de Nani Azevedo, Eyshila e Marco Aurélio, entre outros, que se apresentarão no Centro Administrativo da Bahia, nos dias 19 e 20 de Setembro.
Por este trabalho, honras e glórias ao Senhor Jesus e que o Eterno Deus continue usando o distinto Pastor nesta tarefa de ganhar almas para o Reino de Deus!

11 de set de 2009

SUA BENÇÃO VALE R$ 900,00

Não acreditei quando liguei a televisão num sábado desses passados, e vi no programa de um dos homens mais conhecidos e respeitados do meio gospel, Silas Malafaia, a figura de um dos tele-evangelistas que mais responde a processos nos Estados Unidos, avaliando a benção do tele espectador em R$ 900,00! Isso mesmo! Valor que ele chamava de Oferta Voluntária.
Bem, vamos definir o termo voluntário: Segundo o Dicionário Virtual Priberam da Língua Portuguesa, voluntário é:
  1. O que se faz de boa vontade e sem constrangimento: Constrangimento foi o que não faltou no apelo do famoso evangelista, também chamado de Dr. por alguns. A insistência foi tanta, que até a visita de um anjo na casa de quem telefonasse e doasse a dita oferta voluntária de R$ 900,00 , ele prometeu.
  2. Que faz parte de uma corporação por mera vontade e sem interesse: Veja, sem interesse. O chamado profeta em seu discurso insistia em afirmar que a doação da "oferta voluntária" resultaria em benefícios para a vida do doador. Isto é, contra a Palavra de Deus, o telespectador foi persuadido a doar por interesse. Doe e você receberá.
Pois é, o Silas Malafaia usou neste programa da mesma estratégia usada pelos obreiros da IURD, tão criticada por ele mesmo.
Me senti indignado com a atitude de Silas, que ultimamente tem aderido a práticas que ele mesmo tantas vezes condenou.

A POLITICAGEM DE ALGUNS DOS CANDIDATOS À MESA DIRETORA DA CEADEB

Sem generalizar, pois sei da abençoada existência de homens de Deus sinceros e honestos., que pleiteiam cargos em nossa mesa diretora com o objetivo sagrado de contribuir para o progresso de nossa instituição. Porém, como na política secular, em nosso meio tem cada tipo que dá nojo até ao mais ingênuo neófito dos bastidores ceadebianos!
Este ano tem eleição, a correria começou; e em meio a esta desesperada correria, surgem sujeitos sem expressão que confundem projetos de governo com propostas que no mínimo serviria como emenda para uma correção de interpretação numa reforma estatutária! Sujeitos que em outras ocasiões passam por você olhando-o de cima para baixo (quando olha), que se quer lhe cumprimenta com a sagrada paz do Senhor; agora eles te abraçam de repente, tão de repente que você até se assusta, abrem o largo sorriso da hipocrisia, lhe enfia um mal elaborado "santinho" e dizem: "ajude seu companheiro a chegar lá". Eu reajo tão hipocritamente quanto ele, pois abro-lhe um falso sorriso e digo: "tudo bem", enquanto o desprezo em meu interior!
Surgem também aqueles que lançam suas candidaturas independentes e aparecem nas reuniões daqueles que tem chapa e se oferecem para fazer a campanha do Candidato a Presidente, desde que o mesmo lhe dê aquela famosa "gasolina", são os aproveitadores, oportunistas de plantão.
Que falar dos que vão à reunião de campanha de determinada chapa com as notinhas fiscais de combustível que colocaram no caminho para aquela reunião e dizem descaradamente: " me ajuda aí Pastor, vim só pra lhe dar apoio...", e não são valores baixos não!
Ainda tem aqueles que chegam perto de candidatos experientes e respeitados e pedem dinheiro para desistir de sua própria candidatura!!! Como dizia minha vó "Valha-me Deus".
Pois é, ainda tem os gastos absurdos com o dinheiro provindo do sacro sacrifício dos dizimistas e ofertantes que imaginam que sua contribuição está sendo usada em prol do Reino de Deus.
O Senhor disse a Ezequiel "Viste, filho do homem, o que os anciãos da casa de Israel fazem nas trevas, cada um nas suas câmaras pintadas de imagens? Pois dizem: O SENHOR não nos vê; o SENHOR abandonou a terra". Ez. 8:12
Os "ministros" politiqueiros comportam-se como os anciãos dos dias do profeta Ezequiel, cometem suas abominações, mentem, caluniam, inventam, traem, e dizem: "o Senhor não nos vê..."
A CEADEB, vale ressaltar, é uma instituição séria, que tem em seu quadro de afiliados homens que deram suas vidas pela propagação do Evangelho no Estado da Bahia e outros que estão doando seus talentos e ministério em prol da obra de Deus neste Estado.
Esta instituição merece respeito e os crápulas da politicagem precisam entender que não se brinca com os interesses da obra de Deus nem se deve tentar enganar homens sérios que buscam o bem da nossa casa, a CEADEB.

6 de set de 2009

O CONGRESSO DOS GIDEÕES NUNCA VISTO POR BERNARDINO!

120.000 pessoas é a média de público no Congresso dos Gideõs realizado em Camboriú, cidade interiorana de Santa Catarina com pouco mais de 57.000 habitantes e é conhecido e respeitado internacionalmente. Além de arrecadar milhões de reais que são investidos em centenas de missionários no mundo, hoje é considerado vitrine para quem quer divulgar seu minstério, isto é, quem quiser alavancar seu ministério hoje, pregue ou cante nos Gideões! Pastor Cesino Bernardino é conhecido como homem apaixonado pela obra missionária, seu site na internet tem vídeos de seu projetos e de visitas que faz a campos missionários, alguns deles mostra o próprio Bernardino doando sustento e oferta para o projeto de missões!
Os cultos do Congresso dos Gideões, além de ter louvor, mensagens e testemunhos, tem um forte apelo para a contribuição em missões.
Porém, neste ano, a direção do Congresso confiou a realização do mesmo para a Cidade de Salvador, a membros de uma outra denominação. Uma estranha parceria entre esta denominação e seu famoso bispo com a Adesal (Assembléia de Deus em Salvador), comprometeu o sucesso do evento. Estranha porque o evento foi realizado na Assembléia de Deus do Iguatemi sob a coordenação desta denominação, que ignorou o potencial da Assembléia de Deus que conta com mais de 400 congregações e cerca de 70.000 membros, quando tomou decisões importantes sem consultar a Adesal, priorizando seus membros na direção do evento e em contratos que os beneficiava como responsáveis pela alimentação e stands cobrados a R$ 500,00 cada.
A área de estacionamento da Adesal Iguatemi ficou privativa ao Bispo e obreiros desta denominação, obrigando a Pastores e obreiros da Adesal estacionarem do lado de fora ou num precário estacionamento, cheio de lama e capim num terreno baldio ao lado. A Semadesal (Secretaria de Missões da Adesal), que conta com mais de 40 famílias missionárias espalhadas no estado da Bahia, no Brasil e exterior, se quer teve oportunidade de divulgar seu trabalho no evento, ficando com o ridículo direito de montar uma "barraca" em local nada estratégico!
O evento não se sabia se era realmente missionário ou uma oportunidade de enaltecer o Bispo da denominação que teve entrada especial, chamada até de apoteótica pela pessoa que dirigia a fatídica entrada tocada por shofá (intrumento de sopro judeu).
Segundo se ouviu do próprio Pastor Bernardino, não foi essa a proposta de sua equipe para o evento, o que o levou a pedir perdão à Adesal, prometendo no ano vindouro um reparo dos constrangimentos de que foi vítima a Adesal, cujos membros, entendo o espírito do evento, não compareceu ao mesmo!
Nos cultos, cujo anunciado prometia milhares de pessoas, compareceram em média de 50 pessoas durante o dia, e à noite pouco mais 150. Foi uma verdadeira decepção!
Com certeza este foi o Congresso dos Gideões nunca visto por Bernardino que chorou em particular com diretores da Adesal, lamentando a atitude da tal denominação.
Fica a lição para a Adesal de que unidade é preciso, mas tem limites. Unidade é necessário, mas com estabelecimento de princípios que garantam seu sucesso.
Falo de unidade porque alguém poderá pensar que não queremos união com outras denominações. Não, não é isso! O que se faz necessário é que ao unirmo-nos com outra denominação para realizar qualquer evento para o progresso do reino de Deus, ambas entendam que as partes devem ser respeitadas em seus direitos.
A arrogância e esperteza dos que conduziram o trabalho, macularam o mais famoso Congresso de Missões do mundo, comprometeu os obejetivos do Pr. Bernardino e sua equipe, que notadamente tem investido no Reino de Deus, enviando e suatentando missionário no mundo inteiro.