29 de jul de 2010


Get your own Chat Box! Go Large!

QUAL A NOTÍCIA MAIS IMPORTANTE DE HOJE?

Tenho costume de ouvir todos os dias uma determinada FM News. Ao levar minha filha ao Colégio de manhã cedo, lá vou eu sintonizado na tal FM e sendo bombardeado por uma série de notícias que ela julgou ser as mais importantes para seus ouvintes. É claro que todos nós sabemos que a mídia geralmente é tendenciosa. As notícias que ouvimos, na maioria das vezes, foram mais que lapidadas, em alguns casos, foram até intencionalmente revestida de uma interpretação do transmissor para atender a interesses, e nós, crédulos ouvintes, até divulgamos a tal notícia revestida com a danada da interpretação. Inconscientemente estou sendo multiplicador daquilo que eles querem que eu, e todos os ouvintes, pensem.

A final, o Brasil, comprovadamente, tem um dos piores níveis de avaliação educacional do mundo, um dos mais baixos níveis de QIs. A maioria da garotada do ensino médio e até superior tem dificuldades em interpretação de textos e, os testes nos vestibulares e nos preenchimentos de propostas de emprego comprovam que, em consequencia disto, eles não sabem interpretar as situações da vida e, sem saber, estão voltando à era das cavernas, quando tudo era resolvido na força bruta.

Mas, para conseguir resolver na força bruta, eles precisam apresentar um estereótipo que segnifique força e imponha respeito e aí surge o culto ao corpo. Então, os valores essenciais ficam fadados a uma classe de "privilegiados" e tidos como "alienados".

Diante deste quadro dantesco, sem senso crítico, sem capacidade para interpretar a vida, vivemos do que a mídia diz que é verdade, acreditamos numa mensagem estribada em factóides.

E sabe o que é pior? As notícias nos chegam com tanta rapidez e em quantidade tão absurda, que ficamos sem saber qual é a mais importante, qual devo dar prioridade, qual tem significado para mim, meu grupo social, que interferência ela trará, qual sua relevância.

Hoje, quinta-feira, 29 de julho de 2010, fala-se de uma tal cobrança de pênalti que não certo de um jogador do Santos, que querem transformar num herói sem ser. Todo mundo sabe que os patrocinadores do rapaz exigem que falem dele, que digam que ele é o que na verdade não é, para fazê-lo herói e daí os magnatas do futebol faturarem alto, mas gente quer acreditar e pronto. E a gente fica vários minutos ouvindo um outro cara que a mídia disse que ele entende de futebol falar, conjecturar, fazer "hermenêutica" do lance, fazer juízo da situação e tal. Mas afinal que utilidade tem essa discussão para minha vida?

Hoje fala-se também de um certo corpo que, após ser exumado, descobriu-se que não é daquela moça supostamente assassinada a mando de um tal goleiro. A polícia tem sob custódia todos os envolvidos na situação e não consegue elucidar o caso. Um adolescente faz manobras com as informações e ninguém na polícia teve senso psicológico para, ao menos, desconfiar se o garoto falava a verdade ou não.

E o caso do filho da atriz global que morreu atropelado em certo túnel? Por ser filho de quem é o caso ganhou repercussão internacional. Claro que foi a vida de um ser humano e a perca para sua família foi irreparável, imagina se fosse comigo ou você!? Bem, estaríamos sentindo a mesma dor também, mas não ganharia a tal repercussão. Porque para o mundo da mídia não temos relevância.

Na verdade quando passamos dias, semanas, meses comentando um fato como este último, estamos dizendo à sociedade que a vida neste país só é valorizada quando é a do rico, principalmente se for astro global. Eu e você sabemos que, se não naquela noite em que o jovem de futuro promissor perdeu a vida desnecessariamente, mas nesta mesma semana, várias outras também, em situações semelhantes ou diferentes, mas a mídia não acende seus holofotes para eles, pois não são parentes ou alguém famoso.

Ouvi rapidamente hoje pela tal FM que um certo número de soldados brasileiros que servem no Haiti chegaram ontem e vão ser homenageados hoje. Mas ninguém deu ênfase. Os caras vão pra um país daquele, eu estive lá, onde a espectativa de ou um outro terremoto é uma constante e os tremores ainda continuam, as condições climáticas são horríveis, o caos é a imagem do cotidiano e ninguém comenta nada. Não sabemos nem o nome dos nossos heróis. Procurei hoje na net e não achei nenhuma menção.

Esses brasileiros que representam nossa nação em um país fatalmente atingido por uma catastrofe inédita nos últimos cem anos, trabalhando incansavelmente pela reconstrução de um povo que nem lhe dirá obrigado, não são nada, seu trabalho é ócio do ofício e acabou.

Mas afinal, qual a notícia mais importante para nós hoje? Qual notícia poderia impactar meu "modus vivendis"? Qual poderia gerar significado para minha existência?

Pensei então na notícia que mudou minha história de vida aos 13 anos de idade. Uma notícia que como disse o Apóstolo Paulo: "... não se fez em qualquer canto" (Atos 26:26), a notícia que gerou mal estar em toda comunidade de Israel e no mundo grego, a notícia que dividiu a história, que se tornou alvo de discussões teológicas e filosóficas, a notícia que atraiu miríades à sua mensagem, que deixou perplexos até os céticos, que deu esperança a ricos e pobres, que alcançou mancebos e adultos e mudou a vida de nações, povos, raças, a n otícia que tem chegado em civilizações remotas, que tem quebrado o coração de aborígenes e incomodado os poderosos, que tem calado a boca da incredulidade e da desesperança, sobre a qual tenho pautado minha vida e dela faço saber os meus filhos, meus amigos, meus vizinhos, meus parentes, os desconhecidos, você que lê este artigo.

JESUS MORREU POR VOCÊ, RESSUSCITOU AO TERCEIRO DIA, POR VOCÊ, ESTÁ VIVO POR VOCÊ E TE AMA. ELE PODE MUDAR SUA HISTÓRIA. ABRA AGORA O TEU CORAÇÃO E DEIXE-O ENTRAR E VERÁS QUE ESTA É A NOTÍCIA MAIS IMPORTANTE DE HOJE!

26 de jul de 2010

ESCOLA DE OBREIROS EM COMEMORAÇÃO AOS 80 ANOS DA ADESAL: ESTUDOS E SURGIMENTO DE NOVOS OBREIROS

A Escola Bíblica de Obreiros, evento que já virou tradição nas Assembléias de Deus no Brasil, iniciada pelos pioneiros da instituição e que sempre teve o objetivo de fornecer conhecimentos bíblicos e oportunidade de restauração espiritual aos obreiros de uma determinada região, já estava na Agenda das Comemorações dos 80 anos da Adesal. O evento que começou no dia 12 de julho e encerrou no dia 17, sábado, foi programado para ser um marco na história da Igreja de Salvador e já tinha como convidados, os quais compareceram, Pastores Líderes de várias Convenções do Nordeste Brasileiro.
A abertura do evento teve, além de vários cantores da região, pregação do Pastor Josué Brandão, 2º Vice Presidente da Conframadeb, que falou da chamada do obreiro tendo como exemplo o Patriarca Abraão.
Durante a semana o templo da Adesal na Av. Paralela estava sempre lotado para ouvir os estudos bíblicos do Pr. Lee Wood, dos Estados Unidos que ministrou sobre o Líder Servidor, baseado em princípios discutidos no livro "O Monge e o Executivo". Outros preletores como Pr. Percy Fontoura, do Paraná e Pr. Carlos Padilha, de São Paulo, trouxeram lições extraordinárias para a os vários aspectos da vida do obreiro.
Além dos estudos pela tarde e pregações durante os cultos à noite, o evento teve presença de vários cantores, entre eles, Paulo André e várias personalidades políticas como o Senador César Borges e o candidato ao Governo do Estado Gedel Vieira, bem como a Desembargadora Cleonice Santos, Chefe dos Oficiais de Justiça do Ministério Público da Bahia. Esta última manifestou apoio a Adesal em suas questões seculares e garantiu zelar pela justiça dentro da ética e dos princípios cristãos.
Vários obreiros foram consagrados a Diáconos, Presbíteros, Evangelistas e Pastores, que durante a Escola Bíblica ouviram sobre as questões éticas e espirituais dos obreiros verdadeiramente chamados pelo Senhor.
O Presidente da Adesal, Pastor Israel Alves Ferreira, na últina noite do evento estimulou a igreja a permanecer orando pelo futuro da instituição e aconselhou a cada membro respeitar aqueles que pensam diferente. Em sua fala, o Pr. Israel falou ainda dos projetos para evangelização no Estado e para o crescimento da obra de Deus.

SEMADESAL EM SÃO CRISTÓVÃO REALIZA ALMOÇO BENEFICENTE EM FAVOR DO MISS. MAURÍCIO

Coord. de Missões Marinéia Bonfim
Miss. Maurício
A Coordenadora de Missões do Setor 11 - Adesal São Cristóvão, Marinéia Bonfim, convida a todos para o Almoço Beneficente em Favor do Miss. Maurício que está enfermo e precisa urgentemente retornar ao Brasil. Maurício está no Cabo Verde/África com sua esposa Tatiane. Ambos desenvolvem, com apoio logístico da Jocum, trabalhos evangelísticos e sociais na Cidade de Praia naquele país. O casal não é sustentado pela Semadesal (Secretaria de Missões da Adesal), mas realizam um trabalho respeitado por esta Secretaria. Além disso, são membros da Adesal São Cristóvão e gozam de grande respeito naquela comunidade. A notícia da necessidade urgente do retorno temporário de Maurício vem mobilizando a Assembléia de Deus em São Cristóvão que tem o apoio dos Pastores Setoriais Joaquim Marques e Raimundo Campos. A Coordenadora de Missões, Marinéia, acredita que São Cristóvão, cujo coração está em Missões, terá papel relevante neste momento de urgencia. Segundo ela, a Igreja de São Cristóvão nunca negou ajuda em qualquer situação, especialmente quando o assunto é Missões.
Portanto, venha participar você e sua família de um delicioso almoço por apenas R$ 10,00 no dia 01 de Agosto, próximo Domingo, no estacionamento da Adesal São Cristóva, na Rua Lauro de Freitas, 53, rua do Shopping Salvador Norte (em construção).

16 de jul de 2010

"QUANDO VOU À IGREJA, TIRO O CHAPÉU, NÃO A CABEÇA"

Esta é uma famosa frase de John Robert Walmsley Stott, um líder anglicano britânico conhecido como uma das grandes lideranças mundiais evangélicas. Sua frase está harmonizada com o contexto da idéia do culto racional defendida por aquele que lançou os fundamentos da doutrina cristã, Paulo.
Ela também confronta a atual liturgia da igreja evangélica brasileira, muito provida, às vezes, de luzes, coreografias, espetáculos em torno de "testemunhos", aleluias para os Bispos e Apóstolos e, pasmem: Patriarcas, novo título eclesiático para indicar superioridade ao apóstolo, mas desprovida da tal racionalidade rogada por Paulo e por Stott em sua prédica moderna.
Quando li esta frase, lembrei-me de algumas igrejas que dirigi em povoados do nosso sertão baiano. Os irmãos chegavam montados em seus animais, ou vinham de bicicletas ou até a pé. Mas a maioria tinha algo em comum: o uso do chapéu. Ítem importante no labor da roça e nas longas viagens para a igreja: protegia cabeça do frio ou do calor forte do clima árido do sertão.
Eu os observava entrando e procurando o local usado por todos para deixar o chapéu durante o culto. A resposta para esta atitude era respondida silenciosamente: "Estamos na casa de Deus, lugar de reverencia, por causa dele tiramos o chapéu".
Vamos reverenciar, respeitar, temer (no bom sentido, claro), mas não percamos a razão, o equilíbrio, o senso do certo e errado e este senso deve ser estribado na santa Palavra de Deus!
Roberta Lima em seu Blog faz uma ironia das cenas chamads por ela de circense em alguns cultos e comenta do ápice dos mesmo dizendo:
"O ápice de tudo é o “apelo” ou seria APELAÇÃO? Emocionalismo barato, promessas de soluções imediatistas, tem horas que penso que vão esfregar a bíblia e de lá sairá o gênio da lâmpada mágica.

Venha e receba: TUDO! TODA A SOLUÇÃO! NESTA NOITE! COM ESTA CHAVE DA VITÓRIA! COM ESTA ROSA BRANCA! COM ESTE LENÇO UNGIDO!"
Não tenho medo em dizer que minha denominação, a qual amo, onde entreguei minha vida a Jesus, com ela aprendi os rudimentos da sã doutrina, sendo discipulado, batizado em águas, no Espírito Santo, tirado para servir nas várias áreas, fui Diácono (ainda sou), Presbítero, Evangelista, servi (e sirvo) como Missionário em alguns campos, sou Pastor (e continuo aprendendo), está infelizmente abandonando os fundamentos da doutrina e enveredando-se por um caminho que passa pela frase do Stott ao contrário: "Quando vou à igreja, tiro a cabeça, não o chapéu".
É uma tristeza visitar alguns chamados "cultos de libertação" acontecidos em vários templos da Assembléia de Deus sem a orientação de um pastor ou obreiro experiente.
O pior é saber que alguns pastores são coniventes com esta balbúrdia feita em nome de Jesus. Revelações falsas proferidas por gente que usa de jogos psicológicos para fazer suas previsões. Verdadeiros videntes mundanos que ocupam nossos púlpitos e são pagos por alguns de nossos pastores, esses últimos às vezes não movem uma palha para incentivar a obra missionária, nunca procuram tomar conhecimento do trabalho missionário realizado por sua própria denominação.
A Palavra não ocupa mais lugar em muitos dos nossos púlpitos. No lugar dela, uma liturgia que não atende mais aos anseios dos cultuantes.
Outro dia fui a um certo culto onde o número de grupos para cantar era tão grande que fui obrigado a dizer a quem dirigia o culto que não sabia mais a razão de estar ali. Não fui a um festival de música, principalmente de músicas mal ensaiadas e coreografias de gestos repetitivos e sem mensagem alguma.
Atentemos para o grito de Stott, ouçamos sua voz, ela está corroborada pela Carta ao Romanos 12:1,2.

15 de jul de 2010

É PRECISO TER PRAZER...

A psicologia diz que "o caráter sagrado do prazer é a percepçãp do que realmente é importante para nós...". Logo, ao perceber a importancia de algo para minha mente, o meu ser estará disposto a se prazerar nele. A palavra de Deus diz: " Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite." (Salmos 1:2)
A Lei do Senhor foi detectada pela mente do salmista como ítem importante para seu ser, daí a razão de sua satisfação em meditar nela.
Todo ser humano desenvolve um certo comportamento em relação a aquilo que lhe dá prazer, passando a ser:
  • O motivo de suas atenções;
  • De seus comentários;
  • De sua busca;
  • De suas motivações...
O prazer pela lei do Senhor levou-o a dedicar tempo em sua meditação diária que passava pelo período diurno e noturno, isto é, seu dia era dedicado naquilo que lhe dava prazer.
O psicólogo Antonio Carlos Alves de Araújo, em seu artigo "Estudo Psicológico sobre o prazer", diz que o prazer está reacionado com a realização. Ora, realização é a finalidade de vida dos seres humanos. Todos, direta ou indiretamente, consciente ou inconscientemente buscam por realização.
Na verdade, meu comportamento é sempre um reflexo daquilo que meu ser determinou como importante para a manutenção da minha existencia.
Por isso o salvo fala de Jesus. Isto não é apenas porque a Bíblia diz que temos que falar dele, mas porque o seu ser achou prazer em Jesus. Quando o Evangelho alcançou sua vida, redirecionando seus caminhos, essa transformação fez com que sua mente processasse o ocorrido valiando-o como fundamental para a continuidade de sua existencia.
A partir daí, o indivíduo passa a querer manter viva aquela experiencia que lhe causou mudança, passando a ser então motivo de seu prazer, vindo a tornar-se realizado.
Diante da realização pessoal, não tem como ficar calado. Fala-se de Jesus em todas as oportunidades convenientes, sem se tornar chato, claro.
O mesmo é verdade quando o Evangelho não acha lugar em minha vida. Então o foco do meu ser passa a ser aquilo que o velho homem, o homem sem Cristo, morto em "ofensas e pecados" (Ef. 2:1), sente prazer. Aí a lista é grande: "...idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias..." (Gálatas 5:20).
Toda forma de agir do indivíduo nesta situação é resultado deste estado. De maneira que as coisas de Deus não lhe atrai. Ele não sente prazer em comentar um texto bíblico, em fomentar sua importancia, em compartilhar sua idéia ou descoberta espiritual sobre o mesmo.
Tenho pregado em várias igrejas em vários lugares e, em algumas delas, percebo a falta de interesse por aprender a Palavra de Deus. Os templo estão cheios de pessoas cujo prazer não está mais na Lei do Senhor.
Isto me mostra que suas experiencias com o Evangelho não passou por um processo de transformação de vida, fazendo-lhe "novas criaturas" (2 Co. 5:1), pois quando isto acontece, sua mente ocupa-se em determinar a importancia da tal esperiência, informando-lhe que nela está o seu prazer.

8 de jul de 2010

A ADESAL É A MÃE DA CEADEB E DA MAIORIA DAS IGREJAS NA BAHIA

Foi a Adesal, Assembléia de Deus em Salvador, que abriu a maioria dos campos no Estado da Bahia, foi ela que consagrou seus pastores e foi ela que deu a estrutura necessária para o surgimento da CEADEB como pessoa jurídica. (Click na imagem ao lado, dê zoom e veja seu primeiro estatuto. Imagem do Blog do Pastor Dário Gomes). Foi o seu Presidente, Pastor Israel Alves Ferreira, que incluiu a CEADEB em seu estatuto e depois em Assembléia Geral o artigo foi modificado por entender que sendo a CEADEB uma associação de ministros, ratificado em seu próprio estatuto, não convinha que a igreja de Salvador, como todas as outras mais antigas no estado, continuasse afiliada.
Um leitor do Blog do Pastor Dário, identificado por Pb. Antonio Carlos diz: "É cristalina a prova que a Igreja em Salvador seja mais velha que a CEADEB, e que toda estrutura da Ceadeb em salvador, foi disponibilizada pela Adesal, e que a Adesal enquanto igreja, não é afiliada a convenção, e que a igreja de Salvador foi ponto de partida, marco inicial, e núcleo gerador de desenvolvimento de tudo que hoje existe no que tange às igrejas Assembléias de Deus na Bahia.Como homens de Deus precisamos de serenidade para avaliar sem paixão, e ver o que de fato agrada a Deus nisso tudo. Precisamos nos sentir seres detentores de vontade, opiniões e idéias próprias, não permitindo ser utilizados para fins reprováveis diante de Deus."
O fato de, os ministros da Adesal usarem de um direito constitucional de se desligar da associação CEADEB, não os classifica como rebeldes, mas como seres pensantes e "detentores de vontade" como bem disse o leitor do Blog citado acima.
Então o Pastor Silas Malafaia é um rebelde, o Pastor Samuel Câmara que recentemente registrou sua convenção na CGADB, saindo da convenção mãe no estado do Pará, onde está a igreja mãe do Brasil, também é rebelde, todas as convenções em todos os estados deste país que vieram depois da primeira naquele estado é rebelde.
Obviamente que não. Mas esta fantasia foi semeada na cabeça de gente simples e de outros que preferem acreditar neste engodo por causa da índole disposta a se rebelar, odiar, difamar, sem nem querer saber onde está a razão.
Tudo isto porque é mais fácil difamar, do que procurar saber a verdade!
Amados leitores, quero lhes dizer algo:
Tenho profundo respeito pelo meu Pastor Israel Alves, como tenho pela CEADEB, instituição onde há muitos santos homens de Deus, homens que já expuseram suas vidas por amor ao evangelho. Sei também que tanto Pastor Israel, como Pastor Valdomiro são passageiros e que nenhum dos dois são perfeitos. Acredito sinceramente que com tudo isto quem mais chora é o Espírito Santo.
Sei que a Adesal tem um modelo administrativo que não responde às necessidades da Igreja e que dificulta seu progresso. O próprio Pastor Israel sabe disto e vem tentando mudar um sistema de 80 anos!
Todavia, amados, estamos presenciando o absurdo dos absurdos! Um Pastor sendo vilipendiado publicamente por outros Pastores e membros. Templos sendo tomados , cultos sendo perturbados, a fé sendo abalada.
Pastor israel não se desligou sozinho da CEADEB. Homens que sabem muito bem como a CEADEB vem sendo dirigida tomaram esta decisão junto ao Pastor da Igreja de Salvador.
Se a Igreja de Salvador não vem sendo gerida como deveria, com a CEADEB não é diferente, o tempo nos mostrará.
Gente que está esbravejando na internet e nas igrejas sem conhecer se quer a ponta do iceberg, vai desfalecer quando toda a verdade vier à tona.
Sabe? Vejo Deus nisto tudo, sinceramente. Lembra de Davi? Ele pecou gravemente contra o Senhor. Mas Deus o julgou severamente. Não precisou que ninguém expusesse a vida de Davi, que ninguém saisse po aí chamando-o de adúltero e assassino.
Será que você que se diz do lado da CEADEB não sabe que Deus julga o seu povo? É, você que até então nem sabia o que era CEADEB, porque CEADEB nunca lhe deu nada, nunca abençoou a Igreja de Salvador, o contrário sim, é verdade! E você que se coloca como guerreiro da Adesal, onde está o teu temor a Deus?
Será que não temos que calar diante de Deus e deixá-lo falar?
Deixe Deus falar no meio desta Igreja que é a mãe de todos os obreiros e Igrejas da Bahia.

6 de jul de 2010

CEADEB, ADESAL E A USURPAÇÃO LEGAL

Deus à vezes faz umas coisas estranhas! Estava lendo esta semana os capítulos 11 e 12 de 1 Reis e fiquei maravilhado mais uma vez com as grandes lições deste vasto texto.
Por causa dos pecados de Salomão, tipo: casar-se com mulheres de outras nações e adorar seus deuses para satisfazer seus caprichos, aumentar os impostos para sustentar o luxo do palácio, Deus resolve "rasgar" o reino da mão de Salomão e dar parte dele a um moço por nome Jeroboão.
Jeroboão tinha sido aliado de Salomão no passado e quando Salomão soube que o Senhor iria usar a bravura deste jovem para executar juízo sobre seu reinado, resolveu perseguí-lo, ou melhor, matá-lo.
Salomão morre e chega a oportunidade de Jeroboão voltar para Jerusalém e numa audiência conturbada com o Rei Roboão, filho de Salomão e seu sucessor, comanda uma revolta contra o rei e consegue levar 10 tribos de Israel que lhe consagra como rei. (Tudo isso havia sido dito pelo Senhor através de seu profeta).
Bem, a revolta era legítima! Afinal, Salomão vinha oprimindo o povo e seu sucessor, o Rei Roboão queria manter o regime opressor do pai. Ah, sim, tem mais, havia uma profecia DIVINA que corroborava a atitude de Jeroboão. Hum, tem mais ainda, a maioria estava com Jeroboão! Pra que melhor, claro que Deus está neste negócio!
Posso imaginar Jeroboão fazendo seu discurso para o povo: "Comandarei meu reino estribado na justiça, temor a Deus. Baixarei os impostos. "
Ora, que discurso maravilhoso. Claro que este é o homem, agora vou pagar menos imposto, vai sobrar dimdim no bolso, haverá justiça social!!! Chega deste regime opressor, onde não há investimento no social.
Duas coisas são interessantes notar nestes conflitos:
Os líderes que querem "mudança", que se revoltam usam sempre a "vantagem" para atrair a confiança dos seus futuros aliados. Já o povo nesta hora, só pensa em benefícios próprios, e passam a argumentar: vai melhorar pra gente, seremos mais beneficiados!
Bem, voltemos a Jeroboão e Roboão. Olhe o que diz o texto sagrado:
"O rei, pois, não deu ouvidos ao povo; porque esta revolta vinha do SENHOR, para confirmar a palavra que o SENHOR tinha falado pelo ministério de Aías, o silonita, a Jeroboão, filho de Nebate. " (I Reis 12:15)
Creio piamente que este é um tempo de repensar a maneira como a Adesal vem sendo conduzida. O Deus Todo Poderoso está no comando disto.
Todavia, veja que Roboão comanda uma investida contra as tribos rebeldes. Quem sabe Roboão e seus aliados estivessem pensando que tinham este direito, afinal eles se rebelaram contra o reino de Davi constituído pelo próprio Deus!
No entanto, este pensamento baseado em sentimentos legítimos não era do agrado de Deus. Como não é do agrado de Deus esta disputa mesquinha que estamos presenciando.
Mas amados, quem lê todo o texto, que se envereda pela história de rebeldia, perdas e danos no reinado de Roboão entende que, a revolta de Jeroboão era legítima, inclusive vaticinada pelo Profeta Aías.
Mas a Bíblia diz: " E a seu filho darei uma tribo; para que Davi, meu servo, sempre tenha uma lâmpada diante de mim em Jerusalém, a cidade que escolhi para pôr ali o meu nome. "(I Reis 11:39) .
Sobre a casa de Roboão estava a benção de Deus por causa da promessa de Deus a seu servo. A revolta comandada por Jeroboão não significava que Deus estivesse abandonando sua herança, mas era um instrumento de disciplina de Deus para com a desobediência de Salomão.
Observe o que aconteceu com Jeroboão, leia o capítulo 13, veja a arrogancia de seu coração e como o mesmo Deus que lhe entregou as dez tribos, o puniu severamente.
Deus não está do lado de sua razão e não corrobora ou legitima sua revolta, ele a usa para disciplinar quem Ele quer em sua Soberania.
Quando Roboão quiz pelejar contra os "rebeldes" o Senhor lhe bradou: "Assim diz o SENHOR:Não subireis nem pelejareis contra vossos irmãos, os filhos de Israel; volte cada um para a sua casa, porque eu é que fiz esta obra. E ouviram a palavra do SENHOR, e voltaram segundo a palavra do SENHOR. " (I Reis 12:24)
Atenção guerreiros da CEADEB "Não subireis nem pelejareis contra vossos irmãos". Atenção guerreiros da Adesal: "Não subireis nem pelejareis contra vossos irmãos".




UMA SELEÇÃO VITORIOSA

Enquanto alguns ficaram cabisbaixos a partir de 02 de julho quando a seleção brasileira foi abatida pela holandesa na Copa do Mundo, uma outra seleção continua em campo fazendo gols num campeonato que só terminará quando o maioral da copa voltar para recompensar seus jogadores. É a seleção que veste a camisa do evangelho. Gente que aproveita a ocasião para evangelizar turistas em África do Sul, jogadores e todo tipo de pessoas envolvidas com o evento mundial. Eles são profissionais liberais, pastores, missionários, apreciadores do futebol, mas que tem em comum a paixão por Jesus e em divulgar sua Palavra.
Admiro sinceramente o trabalho dos batistas nesta área. Como eles se organizam anos antes para eventos como este, a fim de levar a preciosa semente do evangelho. Veja abaixo a reportagem do site JMM - Missões Mundiais:

" Missionários da International Mission Board (IMB), situados na África do Sul, criaram um site para divulgar o trabalho de evangelismo que acontece na Copa do Mundo naquele país. O site em inglês vem sendo traduzido para o português pelo casal John e Mônica Hatton, missionários da IMB.
O casal tem mantido contato com o missionário Pr. Marcos Grava (Coordenador do Conexão África 2010) e está divulgando, também, o trabalho que os mais de 200 voluntários batistas brasileiros realizam durante este megaevento.
Os missionários da IMB, que atuam na área de comunicação, disponibilizaram fotos e gravações do trabalho dos voluntários do Conexão África 2010 de Missões Mundiais. Há também outras matérias de grande interesse para os evangélicos de todo o mundo. O material está disponível em português, inglês e espanhol.

Assista as reportagens e os vídeos sobre a atuação de ministérios cristãos durante a Copa 2010. Veja, em destaque, o trabalho dos missionários voluntários do Brasil. A jovem Karina Brandão, que participa do projeto Conexão África 2010 de Missões Mundiais, fala sobre como usar as artes e os esportes no ministério com crianças. Sua equipe tem uma parceria com a Igreja Batista de Troyeville, em Johanesburgo, África do Sul.


Acompanhe a Copa do Mundo de uma perspectiva cristã. Acesse: http://jornadadefutebolmundial.com

Para ver os vídeos dos voluntários de Missões Mundiais, acesse:

3 de jul de 2010

REUNIÃO DE MEMBROS DA ADESAL EM DIA DE JOGO DO BRASIL PELA COPA DO MUNDO É BEM SUCEDIDA.

02 de julho de 2010 foi uma data importante para os baianos. Além de ser comemorado o dia da Independência da Bahia, foi também dia de jogo decisivo para o Brasil na Copa do Mundo contra a Holanda. Mas para os membros da Adesal (Assembléia de Deus em Salvador), foi também dia de reunião. Ao contrário do que muitos pensavam, o templo da Adesal no Iguatemi, localizado na Av. Paralela, lotou com a presença de Pastores, Evangelistas, Presbíteros, Diáconos, Superintendentes de Congregações e centenas de outros obreiros e membros da denominação que aprovaram a reforma do estatuto, ficaram cientes das decisões da Mesa Diretora da instituição acerca dos acontecimentos envolvendo a mesma com a CEADEB (Convenção Esdtadual das Assembléias de Deus no estado da Bahia) e deram total apoio ao Presidente da Igreja. Durante a reunião Pr. Israel manteve sua postura de não difamar nenhum membro da CEADEB e pediu que os membros da Adesal fizessem o mesmo. Deixou claro que todos os que se opuseram à decisão dos Ministros da Adesal de se desligarem da CEADEB, tomando os templos da instituição, retendo suas ofertas, responderão legalmente perante as autoridades competentes.
Um documento contendo uma Nota de Esclarecimento da Mesa Diretora da Adesal foi entregue aos membros da Igreja, bem como cópias dos NADA CONSTA do Pr. Israel de Cartórios e outros órgãos, como SPC e CERASA.
A Adesal realizará uma Semana de Escola Bíblica para Obreiros de 12 a 17 de Julho, ocasião em que, além de Treinamento para novos Obreiros, culminará com a consagrção de alguns deles para Diáconos, Presbíteros e Evangelistas, este último já pela CONFRAMADEB (Convenção Fraternal de Ministros da Assembléia de Deus na Bahia).