30 de set de 2010

HOJE É O DIA DA SECRETÁRIA

Durante a segunda fase da Revolução Industrial (fase esta iniciada em 1860), Christopher Sholes inventou um tipo de máquina de escrever. Sua filha - Lilian Sholes - testou tal invento, tornando-se a primeira mulher a escrever numa máquina, em público.

Lilian Sholes nasceu em 30 de setembro de 1850. Por ocasião do centenário de seu nascimento, as empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram diversas comemorações. Entre elas, concursos para escolher a melhor datilógrafa.

Tais concursos alcançaram sucesso, passando a repetir-se anualmente, a cada 30 de setembro. Como muitas secretárias participavam, o dia passou a ser conhecido como o "Dia das Secretárias".

Com o surgimento das associações da classe de secretárias do Brasil, apareceram os movimentos para o reconhecimento da profissão. Das atividades das associações, uma das conseqüências foi a divulgação e popularização do dia 30 de setembro como sendo o "Dia da Secretária".

Em alguns Estados brasileiros o dia foi oficialmente reconhecido. Em São Paulo, por exemplo, a lei nº 1.421, de 26/10/1977, reconhece e oficializa 30 de setembro como o "Dia da Secretária".

Há também o "Dia Internacional da Secretária", que é comemorado na última 4ª feira do mês de abril.

Fonte: http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diasecretaria.html

MINHA HOMENAGEM A VOCÊ SECRETÁRIA, À MINHA ESPOSA QUE VOLUNTARIAMENTE CUMPRE O PAPEL DE ME SECRETARIAR E MINHA AMIGA MISS. ANDRÉA REIS, QUE AJUDA EM MINHA AGENDA NA SECRETARIA DE MISSÕES DA ADESAL.

29 de set de 2010

Pr. Silas Recebe Carta de Integrantes do PT e Responde

No programa Vitória em Cristo exibido no dia 11 de setembro deste ano, o pastor Silas Malafaia sugeriu que os telespectadores assistissem ao vídeo do Pr. Paschoal Piragine (http://www.youtube.com/watch?v=ILwU5GhY9MI) sobre as eleições 2010. Nele, Piragine criticou o PT e pediu aos internautas para não votarem em nenhum candidato do partido.

A repercussão foi tão grande que, até o fim da tarde desta sexta-feira (17/09), o vídeo postado no youtube já havia sido assistido por mais de 1,6 milhão de pessoas. O fato motivou integrantes do Partido dos Trabalhadores a enviarem uma carta ao pastor Silas Malafaia, alegando: "Não é verdade que deputados do PT foram expulsos por se manifestarem contra o aborto. É verdade que eles tiveram conflitos com movimentos de mulheres sobre questões relacionadas ao aborto, mas não houve expulsão."

Em resposta, o pastor Silas Malafaia saiu em defesa do vídeo e afirmou em carta enviada aos integrantes do PT: "Espero que, se Dilma ganhar, vocês que são cristãos não fiquem envergonhados, e não se calem diante de coisas que virão por aí, e que só o tempo poderá nos mostrar."

Leia abaixo, na íntegra, a carta enviada pelo PT e, em seguida, a resposta do pastor Silas Malafaia:

CARTA ENVIADA POR INTEGRANTES DO PT

“Prezado Pr. Silas Malafaia

Graça e Paz!

Somos evangélicos e tomamos conhecimento da Vossa orientação no programa exibido em 11/09/2010, para que os expectadores assistissem ao vídeo do Pr. Paschoal Piragine, que pede aos cristãos não votar nos candidatos do Partido dos Trabalhadores do qual fazemos parte.

O Pr. Paschoal Piragine é bastante conhecido e o temos como uma pessoa íntegra que esteja considerando que as informações que possui contra o PT sejam realmente verdadeiras. Entretanto, trata-se de afirmações que não correspondem com a realidade.

Diante do conteúdo vídeo, gostaríamos de esclarecer que:

Não é verdade que um parlamentar do PT não pode descumprir uma deliberação coletiva do partido por uma questão religiosa ou de foro íntimo. Veja o que diz o inciso XV do art 13 do estatuto do PT:

“Art. 13. São direitos do filiado:
XV – excepcionalmente, ser dispensado do cumprimento de decisão coletiva, diante de
graves objeções de natureza ética, filosófica ou religiosa, ou de foro íntimo, por decisão da
Comissão Executiva do Diretório correspondente, ou, no caso de parlamentar, por decisão
conjunta com a respectiva bancada, precedida de debate amplo e público.”

Não é verdade que deputados do PT foram expulsos por se manifestarem contra o aborto. É verdade que eles tiveram conflitos com movimentos de mulheres sobre questões relacionadas ao aborto, mas não houve expulsão. Em função desses problemas eles foram punidos pelo PT, o que os levou a mudarem de partido.

Não é verdade que o PT possui uma orientação pela legalização do aborto. Em seu IV Congresso, o PT modificou a resolução que falava de aborto e estabeleceu para o atual programa de governo da Dilma o seguinte texto: “Promover a saúde da mulher, os direitos sexuais e direitos reprodutivos: O Estado brasileiro reafirmará o direito das mulheres ao aborto nos casos já estabelecidos pela legislação vigente, dentro de um conceito de saúde pública”.

O Plano Nacional de Diretos humanos é elaborado pela sociedade por meio dos conselhos de diretos humanos com a participação do governo federal, mas não é uma novidade do governo Lula. O primeiro plano foi publicado através do Decreto número 1.904, de 13 de maio de 1996, e o segundo através do Decreto número 4.229, de 13 de maio de 2002. Em todos eles estão presentes assunto polêmicos ligados com a sexualidade. Diante disso seria um equívoco afirmar que todos os méritos e deméritos do PNDH 3 é de responsabilidade do governo Lula ou do PT.

O conteúdo apresentado no vídeo não corresponde, portanto, com a realidade do que está sendo defendido pelo PT. Podemos pegar os posicionamentos do PT e comparar com o conteúdo do vídeo e observaremos que não existe veracidade. Um exemplo bastante claro é a questão da pedofilia. Não conhecemos nenhum parlamentar, de nenhum partido político, ou algum grupo social que defenda a pedofilia. Atribuir uma acusação dessa natureza ao PT é de extrema injustiça.

Até o dia 13/09/2010 já houve mais de um milhão, duzentos e cinquenta mil acessos ao vídeo disponibilizado na internet. Diante desses fatos nos sentimos extremamente injustiçados e pedimos que os esclarecimentos fossem veiculados em seu próximo programa.

Desde já agradecemos um retorno.

Na Graça de Deus!

Gilmar Machado
Candidato a Deputado Federal – PT/MG – Igreja Batista Central de Uberlândia
Isaac Cunha
Candidato a Deputado Estadual – PT/BA – Primeira Igreja Batista
Joaquim Brito
Candidato a Vice-Governador de Ronaldo Lessa - PT/AL – Igreja Batista do Pinheiro
Walter Pinheiro
Candidato ao Senado – PT/BA – Igreja Batista da Pituba
Wasny de Roure
Candidato a Deputado Distrital – PT/DF – Igreja Batista do Lago Norte”


RESPOSTA DO PR. SILAS MALAFAIA

“Sr. Geter Borges e Candidatos do PT,

Já que vocês me enviaram um e-mail apresentando defesa do Partido dos Trabalhadores em relação às questões que o pastor Paschoal Piragine levanta, gostaria de contraditar a argumentação de vocês. Antes de fazê-lo, quero deixar bem claro que não tenho restrições pessoais ao PT ou a qualquer outro partido. Os meus questionamentos têm a ver com os princípios que defendo, independente de partidos políticos. Esclareço também que sou amigo pessoal de Walter Pinheiro. Em duas eleições passadas, eu o ajudei. Já o citei várias vezes em meu programa de TV como exemplo de cristão na política. Ele tem a liberdade de usar a minha imagem na sua campanha, o que permito de maneira muito restrita a pouquíssimos candidatos.

Vamos aos fatos:

1. O deputado que saiu do PT, saiu por ter posição cristã contrária aos princípios do partido. E se não saísse, seria expulso.
2. O PT está na vanguarda da defesa do aborto e da PL 122. Estes são fatos reais, verdadeiros. Inclusive, no último dia antes do recesso parlamentar no senado no ano de 2009, se não fossem os senadores Magno Malta e Demóstenes Torres, a líder do PT teria aprovado na calada da noite, por voto de liderança, a PL 122. Isto é uma vergonha, e vocês querem que a liderança evangélica fique quieta!
3. O PNDH3 foi enviado ao congresso pelo Sr. Presidente da República no dia 21/12/2009, e a vergonha é que, nesse documento, em vários pontos, só houve recuo em alguma coisa devido à pressão violenta da igreja católica. O PNDH3, sim senhor, é responsabilidade do governo Lula e do PT.
4. Lamento dizer, mas a verdade absoluta é que os princípios cristãos são inegociáveis para nós. Quanto a isto, o PT está do outro lado. Quero ser franco e honesto: eu só não entrei de cabeça na campanha do Serra, porque também não vi nele garantias de respeito a esses princípios. Nas duas vezes em que fui convidado para participar de audiências públicas pela Comissão de Constituição e Justiça, na primeira vez, que foi sobre a questão do aborto, os deputados que estavam defendendo a legalização do mesmo, eram do PT. Na segunda vez, no Estatuto das Famílias, os deputados do PT estavam defendendo a inclusão dos homossexuais a fim de beneficiá-los na adoção de crianças. Esta é a verdade nua e crua.

Espero que, se Dilma ganhar, vocês que são cristãos não fiquem envergonhados, e não se calem diante de coisas que virão por aí, e que só o tempo poderá nos mostrar. Sinceramente, honestamente, gostaria de estar equivocado em relação às posições do PT. Não ficarei triste se o tempo mostrar que estou equivocado nestas questões, porque no tempo presente, elas são a realidade dos fatos.

Um forte abraço!

Na paz de Cristo,

Silas Lima Malafaia”

Fonte: http://www.vitoriaemcristo.org/_gutenweb/_site/pg_noticias.cfm?cod_materia=291

28 de set de 2010

CONSCIÊNCIA POLÍTICA

O Governo Federal propaga índices no sistema educacional que apontam para um avanço na educação. Mais crianças na escola, menos crianças nas ruas, mais escolas construídas, surgimento de mais faculdades, de novos cursos, de mais escolas técnicas, aliás, escola técnica tem sido o pilar da propaganda política federal quando o assunto é educação.
Bem, não quero contestar números, pesquisas, índices e tal. Mas questiono a qualidade dos diversos programas e projetos educacionais. Sob este prisma, quais são os índices? Quais os progressos? Onde se evidenciam? Quais os índices da evolução cultural de nossos jovens? Eles estão mais conscientes de sua cidadania? Eles adquiriram, desde que se começou o surgimento de novas oportunidades acadêmicas, consciência cidadã, política? Eles discernem seu papel na sociedade e tomam atitudes que demonstram conhecimento de seus direitos e deveres?
Minha esposa é Orientadora Social do Projovem, projeto social do governo federal que visa o resgate da cidadania do jovem e adolescente, e nas oportunidades que tive de visitar com ela algumas escolas dos governos estadual e municipal, fiquei estarrecido com a pobreza da consciência cidadã que estes "nossos filhos" tem, do estilo de vida que eles estão escolhendo para si. Essas escolas públicas não tem se quer professor qualificado, muito menos pessoal preparado para lidar com a complexidade da vida adolescente. A rebeldia sem razão é o lema da maioria dessas "crianças", que se espelham nos modelos fomentados pela mídia e alimentados por pais e orientadores de formação cultural equivocada.
A leitura que fazemos do atual sistema educacional no Brasil, é de que a preocupação das autoridades não é educar, mas criar um sistema que dê a impressão de progresso com interesses meramente políticos. É propagar números como se somente isto fosse suficiente. Não senhores, números não são suficientes se não tiver o fator qualidade.
A falta desta qualidade, provoca a ausência de consciência cidadã e política. Numa sociedade onde a educação é embasada em números sem qualidade, os cidadãos se tornam alienados, descompromissados com seu papel.
Estou dizendo tudo isto, porque tenho percebido que a política nesta nação continua sendo a de "cabresto". Os poderosos dizem em quem você deve votar, porque se você não votar, você poderá perder certos "privilegios". E, as pessoas acreditam porque são produto de um sistema educacional que não forma cidadãos e sim indivíduos sem consciência de seu papel na sociedade. São produto de um sistema que lhes assegurou que basta ter nas mãos o canudo, mesmo que seja alcançado por instituições legalmente reconhecidas, mas despreparadas para formar, com preço acessível, já que sua capacidade intelectual não permite o acesso às intituições sérias, em consequencia de sua história escolar ter acontecido numa instituição que não lhe preparou para a formação acadêmica.
Como esta gente estará preparada para escolher os regentes desta nação? Um número considerável não sabe em quem votar para Senador, Deputado Federal e Estadual, as legendas mais importantes no processo eleitoral! É no Senado e nas Câmaras Federal e Estadual que passa a vida desta nação e o povo não sabe como e quem escolher! Pior, os oportunistas aproveitam-se desta situação e manipulam a escolha dos incautos.
Portanto, sem querer ser pessimista, visualizo o resultado destas eleições pior ou igual às passadas. Não avançamos nada no que diz respeito a esta consciência.
Fico observando Pastores falando em seus programas de tv e na internet, querendo evitar o que eles chamam de "escolha incorreta", mas eles mesmos só lembram desta necessidade quando as eleições estão às portas. Eles mesmos não educam a igreja, não tratam da questão social e política dos cidadãos que fazem parte de suas comunidades.
A defesa de determinado partido de ideologias que ferem princípios cristãos, faz parte de um processo histórico, do qual não fizemos parte por negligência e omissão. Por muitos anos mantivemos a igreja afastada de seu papel na sociedade e deixamos à mercê dos que pensam contrário aos nossos princípios, a tarefa de legislar e decidir em assuntos que comprometiam e comprometem nossa vida em sociedade. Agora queremos fazer pronunciamentos alarmantes, rotulando pessoas e partidos, criando confusão em lugar de esclarecer e informar.
Aqui vale a expressão do Profeta Jeremias: "De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados". (Lamentações 3:39)

26 de set de 2010

HOJE É O DIA DO NASCIMENTO DO MEU AMOR

Em 26 de setembro de 1967 nascia a menina mais linda de Santa Luz no interior da Bahia. A família era humilde, mas honrada. José Ribeiro, conhecido como Barbeirinho, por causa de sua profissão de barbeiro, era o pai desta família. A mãe, Dona Maria de Lourdes, tinha e tem como característica, o espírito batalhador, e esta característica garantiu muitas vitórias da família. Começou trabalhando em uma Escola do Estado em seu Município como zeladora e logo passou a exercer função na Secretaria desta.
A menina mais linda nascida em 26 de setembro de 1967, cresceu, se destacou nos estudos e sua "ambição" por crescer e conquistar, levou-a aos 14 anos de idade, mudar-se para Salvador, onde concluiu seus estudos no ensino médio, conseguiu emprego e aos 19 anos de idade teve seu encontro com o Senhor Jesus Cristo na Primeira Igreja Batista de Periperi.
Por um propósito especial de Deus em minha vida e na dela, recebeu o Batismo no espírito Santo em um Congresso da Assenbléia de Deus em Santa Luz, quando em visita aos seus pais, passando depois a ser membro da referida denominação, onde trabalhou incansavelmente no evangelismo, escola dominical e liderança dos jovens.
Em 1989 conheci esta linda jovem. Em 1990, tivemos a oportunidade de trabalhar juntos na liderança dos jovens da Assembléia de Deus em Periperi, oportunidade em que vivemos intensamente nossa espiritualidade e juventude, fomos marcados fortemente por experiências com o Espírito Santo e ouvimos sua voz em promessas que até hoje estão gravadas em nossos corações.
No dia 31 de maio de 1991, às 21:15, declarei meu amor por ela através de uma carta e uma flor, sem saber que ela tinha dito ao Senhor que o homem da sua vida se pronunciaria a ela com uma carta e uma flor. Em 31 de outubro do mesmo ano ficamos noivos e no dia 4 de julho de 1992 nos damos em casamento.
Dezoito anos já passaram e ela me deu dois lindos filhos, seriam três se o primeiro não tivesse ido ao encontro do Senhor.
Hoje sou feliz com esta linda, não mais menina, mas mulher, a mais linda, a que atraiu meu coração, meu ser. Seu nome: NÚBIA. Dizem que seu nome significa nuvem. Nuvem indica algo passageiro, porém, para mim, é uma nuvem que não passa. Já seu segundo nome: REGINA, dizem significar RAINHA. Ah, e rainha ela tem sido. Minha rainha em beleza, em destreza para reinar e conquistar. Conquistar meu coração e de meus filhos e daqueles que a cercam.
Ao Senhor honras, glórias, louvor e ação de graças pela idéia maravilhosa de criar NÚBIA REGINA, agora, NUBIA REGINA CAMPOS. Minha Núbia, minha mulher, amor da minha vida...
FELIZ ANIVERSÁRIO MEU AMOR.

22 de set de 2010

CONFRAMADEB É APROVADA PELO CONSELHO REGIONAL DO NORDESTE DA CGADB

Em reunião realizada no dia 19/09, em Teresina, Piauí, foi aprovada pela maioria esmagadora dos membros do Conselho Regional do Nordeste da CGADB, a CONFRAMADEB (Convenção Fraternal dos Ministros das Assembléias de Deus no Estado da Bahia). Segundo o Blog do Pr. Dário Gomes, "ainda nesta semana o relator do Conselho estará enviando o parecer favorável à Mesa diretora da CGADB para decisão e homologação".
O Pr. Israel Alves Ferreira, Presidente da Conframadeb, obteve apoio das diretorias das principais convenções da região Nordeste. A decisão do Conselho contraria a CEADEB (Convenção Estadual das Assembléias de Deus no Estado da Bahia), presidida pelo Pr. Valdomiro Pereira, pois a Conframadeb é resultado do pedido de desligamento dos Ministros da Adesal (Assembléia de Deus em Salvador) da CEADEB, devido a uma crise instalada entre as duas diretorias.
Ainda segundo o Blog do Pr. Dário, os Pastores Valdomiro Pereira e José Rodrigues, Presidente e Vice-Presidente da CEADEB respectivamente, estiveram presentes na reunião e votaram contra a decisão da maioria dos membros do Conselho.
Este foi um fato histórico para as Assembléias de Deus no estado da Bahia que vinha mantendo unidade em torno da CEADEB. Agora com o surgimento e aceitação pela CGADB da nova Convenção, acredita-se que haja uma expansão maior por ambas as convenções, e que novos campos surgirão para ambas.

Fotos: Blog do Pr. Dário Gomes

RENASCI

Essa expressão é sempre usada por alguém cuja nova fase de vida revela uma mudança radical. Uma mudança radical só pode ser vista como o que Jesus chamou de "novo nascimento". Nascer de novo é, portanto, começar do zero, sob novas perspectivas, nova visão da vida.
Acredito que duas coisas na vida proporcionam esta experiência do renascer: a verdadeira conversão, claro, e situações em que somos radicalmente levados a repensar nosso estilo de vida, como um desastre, uma catátrofe; algo que nos coloque diante da morte! São em situações assim que descobrimos o poder do amor ou do ódio, da amizade ou do desprezo.
Somos assim, precisamos de um balanço às vezes para acordar, valorizar mais a vida e as pessoas, para repensar nossas atitudes, nosso viver!
No dia 12 de setembro às vinte horas, enquanto ia à Igreja Assembléia de Deus de Colina do Rio, dirigindo meu automóvel, no bairro de São Cristóvão, fui surpreendido por um outro automóvel que bateu violentamente por trás do meu. Meu carro girou várias vezes na pista movimentada próximo ao novo Shopping Litoral Norte, até cair do outro lado desta, e me deixou tão atordoado que já não sabia de onde vinha e para onde ia. Um choque tão profundo que me fez perder a memória por algumas horas. Horas de dor e desespero! Horas de escuridão e sentimento de perda. Horas de irracionalidade, de angústia.
Foram importantes nestas horas, pessoas como o meu Pastor Joaquim Marques, meus companheiro de ministério, os Pastores Érico Bispo, Édson Félix, Florisvaldo dos Santos, Dário Gomes, Israel Alves (Presidente da Adesal) , além de irmãos da igreja de São Cristóvão onde trabalho como co-pastor, como Maurício que me acompanha diariamente, Zezito e várias irmãs que passaram três dias orando em um dos quartos da minha casa com o rosto no pó literalmente, pedindo auxílio do alto!
Além disso, meu amigo Jaziel, conhecido na Adesal como Bambu, foi usado por Deus para levar-me a um momento terapêutico de risos e muito papo bom, tirando-me de dentro de casa por duas vezes e me levando a respirar um ar diferente em companhia de pessoas especiais. Obrigado amigo.
E que dizer do amor de minha amada esposa?! Seu amor foi meu alimento. Suas palavras e sua compreensão deram-me forças. Suas lágrimas regaram minha'lma e me encheram de esperança. Cada vez que a via chorando e orando, algo em mim me fazia lutar e e concluir: preciso viver para continuar amando e desfrutando do amor desta mulher, dádiva que Deus me deu!
RENASCI de certa forma. Quero viver mais intensamente minha experiência com Cristo, quero ler mais sua Palavra e descobrir seus tesouros incomparáveis, quero amar mais as pessoas, quero obedecer mais, sorrir mais, brigar menos, gritar menos, refletir mais antes de explodir minha ira, atentar mais para as ações e reações dos que me cercam. Será que conseguirei? Sei lá! Mas quero tentar!
Jesus pode mudar tudo, minha vida meus conceitos. Quero deixar portanto, um vídeo para você que ainda não conhece de perto este JESUS maravilhoso. Ele pode fazer você RENASCER!


9 de set de 2010

ADESAL RECEBE LUIS DE CARVALHO, CANTOR CLÁSSICO DA MÚSICA EVANGÉLICA.

Importante cantor da música evangélica brasileira, coube a ele pioneirismos como gravar o primeiro LP de 33 RPM, do gênero e introduzir o violão nos cultos – e isso lá pelos anos de 1950, quando o instrumento era considerado profano demais para ser usado no louvor a Deus. Luiz de Carvalho fez dupla por anos com a cantora Denise Cardoso, onde gravaram grandes sucessos como Meu Senhor (Mais amor). Luiz de Carvalho, perdoem o lugar-comum, é uma lenda viva.

Músicas: "Dia da vitória", "Divino Companheiro", "Rosa Vermelha", "Porque Ele Vive", "Alvo Mais Que a Neve", "Creio Em Ti", "A Deus Toda a Glória", "Graças Dou", "Não Há deus Maior", "Ele é exaltado", "Rude Cruz", "Meu Caminho", "Solta o Cabo da Nau", "Grandioso És Tu", e muitos outros. (Wikipédia)

E foi com essas e outras canções que Luis de Carvalho emocionou a platéia na Adesal Iguatemi, dia 7 de Setembro. A noite chuvosa não impediu que centenas de irmãos amantes da boa música gospel comparecesse ao culto. Duarante o evento, dirigido pelo Radialista Osvaldo Roberto, outros valores da música evangélica se apresentaram como a Cantora Elda de Camaçari e a dupla Gleide e Daniel.

Estiveram presentes autoridades políticas como José Ronaldo, Paulo Souto e o Prefeito da cidade João Henrique e esposa. Na oportunidade Paulo Souto confessou: "estar aqui ouvindo este tipo de música, numa época tão conturbada para nós, é nos sentirmos próximos de Deus".

Luis de Carvalho, que já completou 85 anos de vida e 60 anos de carreira, contou como se deu sua conversão e como foi inspirado por Deus em momentos marcantes de sua vida para compor hinos que marcaram a história da música evangélica no Brasil. Músicas como "Quando Ele estendeu sua mão para mim" composta 30 dias após sua conversão e que se tornou um hino sacro cantado em cultos públicos da maioria das igrejas brasileiras. Já a canção "Porque Ele Vive", foi composta quando de sua ida a Israel, ocasião em que se emocionou diante do túmulo vazio do Senhor Jesus.

A noite foi também marcada por orações feitas pelo Pr. Israel Alves, Presidente da Adesal, que intercedeu por nossa cidade e pelas autoridades constituídas, bem como por pessoas que se decidiram ao lado do Senhor Jesus.

1 de set de 2010

COMO É ESSA COISA DE POLÍTICA MESMO?

Pra que figura mais desgastada que a do político? Pra que palavra empenhada mais desacreditada que a do político? Lembra quando a alguns anos atrás, alguns crentes tinham horror à palavra política (e até hoje alguns ainda tem)? A aversão era tanta que as lideranças já vinham com aquele discurso pronto de que somos cidadãos da terra também (e é verdade), e que vários homens de Deus foram políticos (verdade também), etc, etc, tamanha a ignorância; ignorância esta produzida nos discursos incultos de líderes que achavam que até teologia era pecado; santa paciência!
Interessante que os mesmo que reprovavam o envolvimento de um salvo com a política eram, e em alguns casos ainda são, os mesmos que defendem a idéia de que os políticos devem ser salvos. Já vi um pregador, se aproveitar da presença de um certo político, para dizer-lhe em público, que ele precisava aceitar a Jesus como Salvador (isso alguns fazem para ganhar os aplausos da multidão convencida de que o pobre político está com um pé no inferno), e no mesmo discurso condenar o engajamento político! Quanta incoerência. Entende-se que a proposta para uma nova vida em Cristo era acompanhada de uma proibição com a vida política.
Esse discurso era, e para alguns ainda é, baseado na idéia de que "não somos deste mundo", embora vivamos nele, e ignorava o fato de que, embora não sermos deste mundo, "vivemos nele"!!!
Aristóteles entendia a polítca da seguinte forma:
Primeiro: o homem é um animal social e político por natureza. E, se o homem é um animal político, significa que tem necessidade natural de conviver em sociedade, de promover o bem comum e a felicidade. Essa promoção do bem comum e felicidade é o que Aristóteles entende por política. Portanto, política é a ciência que trata da discussão e da administração desse bem comum, a fim de gerar felicidade para os demais cidadãos.
Segundo: é impossível a concepção do indivíduo sem o Estado, isto é, todo cidadão (lembrando que para aquela sociedade cidadãos eram os livres, escravo não tinha lugar aqui), está intrísicamente ligado à política.
Terceiro: o engajamento político deveria partir de pessoas preparadas e com tempo para seu exercício. Os escravos e artesãos, por exemplo, não tinham tempo nem capacidade intelectual para discutir os assuntos daquela sociedade.
Logo, para Aritóteles política era:
Administrar, gerir os bens comuns para gerar felicidade para a cidade (Política vem de "pólis"=cidade);
Política era interesse de todo cidadão;
Só pessoas preparadas deveriam "fazer política" em favor da cidade (para Aristóteles os preparados eram os da classe dos guerreiros, magistrados e sacerdotes).
Se o conceito de política é a gerência dos bens comuns de uma cidade, logo a natureza de seu conceito anda na contra-mão da corrupção.
Se política é administrar, então a Bíblia fala muito de política. Imagine, por exemplo, o estadista Moisés e seu decálogo, cheio de regras, leis a serem cumpridas, com os seus anciãos dividindo tarefas, julgando causas, assumindo cargos, posições. Já parou para pensar nas diversas leis de Moisés? Havia leis para guerra, para casamento, saúde pública, etc. Imagine ainda o hebreu José recolhendo o trigo do Faraó na época da fartura, comprando terras para o rei, gerindo a cidade (política) com o objetivo de promover sua felicidade nos tempos de crise vindouros.
E que dizer de Daniel, Governador de várias províncias, a quem o rei intentava fazê-lo Primeiro Ministro. Veja o que diz Daniel 6:4 "Então os presidentes e os príncipes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa."
Fizeram CPI, grampearam telefone, quebrarm sigilo bancário e não encontraram nada. Porque fizeram isso? Porque para aqueles homens era impossível estar naquele cargo, ter a oportunidade de se corromper e ter "ficha limpa".
O problema não é a política, o problema somos nós. O problema é que não estamos prontos a aceitar o padrão de vida estabelecido por Deus para nós, padrão este exigido pela ética e moral.
Padrão este que está distante da vida da maioria dos cidadãos deste país.
O político corrupto é aquele que já era corrupto como cidadão, de caráter deformado. Era o mesmo cara que pagava suborno ao guarda para evitar uma justa multa, era o mesmo cara que dava falsa informação ao Imposto de Renda, o mesmo que ultrapassava na faixa de proibido e avançava no sinal vermelho, o mesmo que estacionava na vaga do deficiente físico, que mentia para o patrão para não ir trabalhar, que dava notas falsas ao chefe dizendo que almoçou vinte reais, quando o preço correto fora dez reais, o mesmo que mentia para esposa descaradamente.
O problema não é a política, somos nós, nós que sem ser políticos, queremos levar vantagem em tudo e dane-se o resto! Nós que não temos a consciência pesada com esses "pecadinhos" do dia-adia, e queremos criticar os políticos corruptos! Lembre-se, eles são o reflexo dessa sociedade, eles já eram corruptos antes de chegarem lá.