Equipes de resgate fizeram um poço que alcançou o refúgio onde os mineiros se abrigaram. Após vários testes, uma cápsula desceu com um socorrista. Imagens ao vivo do interior da mina mostraram a alegria dos trabalhadores com a chegada do membro da equipe de resgate.

Após quase 20 minutos de subida, Florencio Ávalos foi recebido pouco depois de meia-noite por, além de uma equipe médica, sua esposa e filho e o presidente do Chile, Sebastian Piñera.

O trabalho de resgate de todos os mineiros pode acabar apenas na noite da próxima quinta-feira. Segundo os socorristas que desceram até o refúgio, todos se encontravam em bom estado de saúde, apesar dos mais de dois meses presos na mina."

Esta é a manchete de MSN NOTÍCIAS que também estampa as páginas dos principais jornais do mundo.

Segundo o Google Notícias, o desabamento que mantém "soterrados" os 33 mineiros de San José, Chile, aconteceu no dia 05 de agosto e só no dia 26 do mesmo mês é que os canais de tv mostram imagens do mineiros sob a terra. De lá para cá o mundo virou suas atenções para aqueles 33 homens até então desconhecidos para nós. Suas vidas ainda estão sob ameaça. O melhor da tecnologia está a serviço destes trabalhadores do subterrâneo.

O prórprio Presidente está acompanhando de perto. No mundo inteiro algumas empresas estão oferecendo dinheiro, ingressos para shows e determinadas assistências para os 33 chilenos.

As imagens de resgate do primeiro mineiro são emocionantes. É interessante como a humanidade, de repente, esquece suas mazelas e passa a nutrir sentimento de solidariedade, de valorização da vida. De repente aquele senhor Florêncio Ávalos passa a ser nosso irmão, nosso igual, parece que já o conhecemos a muito tempo e que sua família é nossa vizinha.



Dá para entendermos por aí, o amor de Deus. Como nós brasileiros, baianos, passamos a amar e se importar por aqueles estranhos? Evangélicos e católicos oram e rezam. Quem não ora nem reza, torce. Queremos que eles sejam salvos, afinal são trabalhadores, tem família como nós!

Este sentimento é divino, alimenta o coração de Deus. "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." Rm. 5:8

Cristo desceu o "tubo" cósmico que lhe comunicava com os homens, veio até nós, os "mineiros", e nos conduziu para cima onde somos aguardados.
A humanidade está soterrada em seus pecados e cegueira espiritual (Rm. 3:23; Ef. 2:1,2; 2Co. 4:4), e cada vez que um "Ávalo" sobe, saindo de sua situação de soterrado pelo pecado, há alegria diante do Pai: "Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende." (Lc. 15:10)

Espiritualmente o homem não é diferentes dos 33 mineiros do Chile. Presos, soterrados em sua incredulidade, hipocrisia, distanciados do padrão que filosofam, como disse Hermes C. Fernandes em seu Blog: "Desculpem, meus amigos, mas, na realidade, Maria jamais foi padroeira desse Brasil. Os fazedores de padrão do Brasil são o carnaval e o sincretismo religioso. O resultado disso é um povo de vida desregrada nos âmbitos social, sexual, religioso, político, sentimental, familiar, trabalhista, onde tudo que vale é se dar bem sem mudar de vida".

Oxalá, que todos os "mineiros" possam ver o "tubo" de Deus, o "tubo" da pregação do Evangelho, que lhe conduzirá à superfície da nova vida em Cristo. Que os "bombeiros" da graça estejam de vigilância em favor destes pobres "mineiros", e os tragam para cima, para a vida em Cristo, para a graça da vida, e anjos aplaudem enquanto "belos hinos cantam lá no céu", como diz o velho hino do Cantor Cristão.