8 de jan de 2012

O que é um Conferencista?

O texto abaixo, faz parte da aula que ministro no Curso "Jovens Pregadores: Propostas e Perspectivas."

DEFINIÇÕES

Aprendi ao longo de minha experiência como crente e ministro do Evangelho que, devo viver de acordo com o estilo de vida que escolhi. Logo, se sou pastor, tenho que viver como pastor, dar testemunho de pastor, amar como pastor, ver como pastor, enfim, ter todas as qualidades de pastor. Como as pessoas me reconhecerão como pastor, se não possuo as qualificações para tal?
Quanto a alguns que se intitulam Conferencistas de hoje, percebe-se uma discrepância sem tamanho entre, discurso e domínio do assunto. Por isso, vale a pena lembrar: o que é um Conferencista? Quais devem ser suas qualificações?
Bem, qualquer dicionário da Língua Portuguesa define Conferencista como: "pessoa que fala em uma reunião sobre assuntos próprios, para instruir, elucidar, esclarecer..." Entenda  que "assuntos próprios" aqui diz respeito a assuntos específicos, sobre o qual o conferencista debruçou e gastou tempo no estudo e na pesquisa, fazendo, às vezes, pesquisa de campo, se tornando um especialista naquele assunto. 
Para exemplificar, vejamos um uma frase tirada de uma publicação da Folha de São Paulo de 13/04/2011:

"A obra foi escrita pela inglesa Karen Armostrong, que foi freira durante sete anos, bacharelou-se em literatura em Oxford e hoje é consultora e conferencista na área de religião comparada. Em um dos capítulos, ela analisa o fundamentalismo religioso, um tema que ganhou atualidade desde os ataques de 11 de setembro."

O Conferencista, portanto, é :
Alguém especializado em algum assunto;
Alguém que fala embasado em dados e estribado em uma doutrina;
Um pesquisador;
Um ensinador.

Vale lembrar que a palavra conferencista vem de "conferir", isto é, verificar, ver se é mesmo, confirmar, averiguar. A expressão indica dois tempos da vida do verdadeiro conferencista: a primeira é a pesquisa, a segunda é a divulgação da pesquisa, o que inclui suas palestras e conferências.
Uma palavra aos nossos amados Conferencistas: não gastem tempo ouvindo apenas pregações de famosos "Conferencistas", o estudo e a pesquisa é a característica elementar de um conferencista, além, claro, de uma vida de inteira consagração a Deus, através da oração e estudo de sua Palavra. O que fazer então?
  • Descubra qual assunto bíblico ou teológico te fascina;
  • Se especialize nele;
  • Ouça outros especialistas no assunto;
  • Faça seus cursos teológicos e seculares com foco nele. Ao fazer um curso, se pergunte: "este curso me ajudará a ter mais conhecimento sobre o assunto que me fascina?"
  • Consuma livros e informações acerca do tal assunto.
Se seu estilo de apresentação no púlpito, se inclina mais para a pregação do que para a palestra, você tem duas opções: ou tentar mudar, isso é possível se favorecer seu ministério, ou pregar demostrando domínio no assunto e embasamento. Todavia, o Conferencista é aquele que esclarece, que elucida, que dá tempo à sua platéia administrar as informações, o que dificilmente acontecerá durante uma pregação.
Se a característica fundamental do conferencista é esclarecer, elucidar, dar a entender, então, pode-se dizer que os verdadeiros conferencistas são encontrados em seminários, simpósios, debates. São aqueles que gastam tempo provando, mostrando, exibindo, discursando com embasamento, etc.
São poucos os pregadores que carregam consigo a capacidade de ensinar e conferir com o público o assunto que se propõe a discursar.

Pregadores simplesmente, não podem ser chamados de conferencistas. Um palestrante que não domina o assunto, não pode ser chamado de conferencista. Conferencista é quem gasta tempo para conferir, estudar, pesquisar e consegue levar seu público à reflexão.
A maioria dos chamados conferencistas de hoje não possuem tais características. Estão preocupados com a retórica e eloquência ou até com a aparência, mas demonstram pouco conhecimento e falta de embasamento. 
Isto pode ser mudado, se você, jovem conferencista, deseja mesmo servir a Deus com o dom que ele te deu. Até o próximo encontro.

Pr. Raimundo Campos

10 comentários:

Márcio Cruz disse...

Paz do Senhor, amado irmão!!!

Parabéns pelo post.
Simples, Lúcido e Esclarecedor!!!
Estava juntando, pesquisando sobre o assunto para postar no Facebook como tenho feito sobre diversos assuntos e deparei-me com esta sua pérola. Ela simplesmente, traz em seu bojo o que estava querendo dizer, transmitir. Compartilho do mesmo sentimento.
Nao suporto mais ver cartazes com o verbete em questão desgastado por pessoas que no afã de se fazerem conhecidas, o utilizam a seu bel-prazer!!
Triste, mas é a realidade no arraial!!!

D'us continue te abençoando, amado Ir. Raimundo Campos!!!


*solicito sua permissão para a reprodução do seu post no meu Facebook, claro que deixando os créditos ao autor do artigo ao final do mesmo!!

Pr. Raimundo Campos disse...

Caro Márcio Cruz, paz. Sinta-se a vontade em reproduzir, já que o amado irmão já mencionou que o fará citando a autoria. Fico grato por teu comentário e pelo compromisso que demonstras ter pela Palavra como ela é. Grande Abraço.

Projeto Missão no Vale disse...

Excelente! Eu pálestro e ministro a palavra de Deus, principalmente no que se refere a Defesa da Fé, Missões e assuntos pertinentes ao preparo da vida espiritual e secular dos jovens e adolescentes...expor, explicar e fazer o povo pensar é o que fazemos...certa vez em uma conferência missionária, numa determinada igreja, ao passo que apresentei uma exposição reflexiva sobre Missões Conntemporânea, percebi que o povo de certo modo se assustou, haja vista que pensam que os conferencistas apenas pregam, esquecem-se de que somos pessoas que buscamos instruir, fazer o povo pensar e entender o que falamos de fato...muito bom o post, e deixo aqui meu humilde blog, onde temos tanto pregações, como palestras e reflexões cristãs...www.wallassaraiva.blogspot.com. Um abraço fraternal...paz do Senhor!

TENDA KAIRÓS disse...

a PAZ MEU AMADO FICO TRISTE AO CONTEMPLAR PESSOAS QUE CONHEÇO E QUE TEM POUCO TEMPO DE CRENTE E NENHUMA EDUCAÇÃO SECULAR, SE PROMOVENDO COMO CONFERENCISTA, HOJE A POUCO TEMPO UM DELES( UM ANO DE CRENTE) PEDE QUE EU FAÇA PROPAGANDA DELE COMO CONFERENCISTA E AVIVALISTA. pODE UM NEGÓCIO DESTES?

investigador disse...

o conferencista pode expor sobre varios assuntos, concernentes ou nao a palavra de DEUS, eu particularmente gosto muito de ministrar cursos para obreiros, nunca deixando de ressaltar o quanto e importante a sua formaçao para o bom desenvolvimento das obra do SENHOR JESUS. que DEUS abençoe a todos. evangelista MARCO OLIVEIRA.

Valdemar Fontoura disse...

Obrigado Pastor Raimundo Campos! É maravilhoso poder contar com mentes espiritualmente lúcidas atualmente. Hoje muitos títulos são usados usados de forma ilegítima por aqueles que não gostam de estudar e se capacitar para o exercício do ministério cristão. Todos os homens de Deus que fazem o obra do ministério com zelo e dedicação sofrem por ver os resultados deletérios causados à igreja do Senhor. Mas sou obrigado a dizer que até mesmo muitos pastores (mesmo entre os que buscaram qualificação) dão muito espaço nas igrejas para essa gente sequiosa de fama e sucesso pessoal. Eu lamento! Mas a você o meu obrigado por este lindo e edificante artigo. parabéns!
Pr. Valdemar Fontoura - P. Alegre RS
20.02.2015

Hoy Johnson disse...

Ainda não vir na Bíblia conferencista pra mim senão tem na Bíblia não devemos aceitar . Isso e homem que criou pra introduzir no meio evangélico

Paulo Cruz disse...

A paz e graça aos amados irmãos, achei muito interessante está publicação e muito esclarecedora Deus continue abençoado ao querido Pastor Raimundo Campos, só gostaria de fazer um comentário em relação a boa parte dos que se auto denominam Pastores, Conferencistas e Pregadores que não congregam, não participam de cultos se doutrinas e Santa ceia e querem sair por aí pregando nas igrejas, faço um apelo aos Pastores se fato que Pastor que não cuida de um rebanho não é Pastor... Que tenham o cuidado de antes de liberar os púlpitos de sua comunidade para esses pseudos Pregadores procura entrar em contato com os seus respectivos pastores para saber se congregam, se tomam santa ceia regularmente ? Quem não senta para aprender não pode levantar para ensinar.
Que Deus nos ajude !

Valdecir Caldeira disse...

Obrigado pastor Raimundo Campos grande homem de deus eu lhe toda sua publicação e entende bem direitinho o resultado da minha pesquisa muito obrigado grande homem de Deus só tenho a agradecer ao Senhor e a Deus amém a paz do senhor fique com Deus tudo de bom

Valdecir Caldeira disse...

Obrigado pastor Raimundo Campos grande homem de deus eu lhe toda sua publicação e entende bem direitinho o resultado da minha pesquisa muito obrigado grande homem de Deus só tenho a agradecer ao Senhor e a Deus amém a paz do senhor fique com Deus tudo de bom