9 de jul de 2012

Eleições na CEADEB. A velha novela continua.

Como disse em uma outra postagem, a Convenção Estadual das Assembléias de Deus no Estado da Bahia (CEADEB), ficou órfã de líder desde a passagem para a eternidade do Pastor Rodrigo Silva Santana. O que se sucedeu foi resultado de algumas tentativas em fazer uma liderança razoável, equilibrada, mas que no final, só acabava ou acaba, revelando gestões interesseiras, defensoras de seus apadrinhados e que se beneficiam a custo do esforço de quem trabalha nos bastidores para manter uma instituição que luta por se manter como organismo; sim, pois, na crise com a Adesal, a CEADEB quis criar uma imagem de igreja e detentora da verdade, dando a quem lhe discordasse a alcunha de "rebelde".
O atual presidente da instituição fez questão de criar a imagem de autoritário e faz campanha este ano para mais um mandato. Para concorrer com ele, vem o Pastor Wolmar Alcântara, o ex-presidente que trouxe algumas coisas novas para a CEADEB, como o CEADEB - PREV, o SAM (Seminário de Aperfeiçoamento Ministerial), a formação de Obreiros para a consagração a Evangelista, entre outros. Fez também uma gestão falha, mas também foi a gestão que investiu na qualificação de obreiros. Obviamente que ele não é a solução para a atual conjuntura, mas tem um perfil que difere em muito do atual.
O Pastor Alcântara faz uma campanha diferente, tendo como base o diálogo pessoal com alguns presidentes de campos e seus obreiros, diferente da velha estratégia de reunir obreiros de regiões para expor projetos e apontar falhas na atual mesa diretora.
Mas a presidente, tem também o Pastor Alfredo Pacheco, que se sente como a mais recente "vítima" da atual Mesa Diretora. Tirado a todo custo do campo de Porto Seguro, por razões ainda não esclarecidas, foi-lhe oferecido o campo de Barreiras, o qual rejeitou por razões também estranhas. Para a maioria dos ministros ceadebianos, o Pastor Pacheco não é um nome "forte" e, apenas, tirará alguns votos do atual presidente. 
Mas como em eleição tudo é possível, o Pastor Isidório, Deputado Estadual, também é candidato a Presidente da CEADEB, segundo postagem no Blog do Pr. Luiz Leandro Lima, que aponta também outros nomes para os demais cargos da mesa. 
Na verdade, quem quer que saia candidato a Presidente, a disputa mesmo acontecerá entre o atual Presidente, Pr. Valdomiro Pereira, e o velho articulador da casa, Pr. Wolmar Alcântara. Mas é bom lembrar que as campanhas passadas na CEADEB sempre reservaram surpresas. Muitos candidatos até divulgaram na internet possíveis vitórias e tiveram mesmo, tristes derrotas. Portanto, a novela é velha, mas o final pode surpreender.

Nenhum comentário: