11 de set de 2013

É Hora de Preparar o Culto de Ação de Graças


Por Raimundo Campos


Culto de Ação de Graças é uma expressão muito conhecida entre os evangélicos. Trata-se daquele encontro entre irmãos da comunidade local na casa de alguém que os convidou para celebrar, adorar e declarar uma graça recebida.
Crentes agradecidos geralmente tomam a iniciativa de celebrar um culto de ação de graças. Eles se sentem na obrigação de fazê-lo como uma forma de agradecer ao Senhor pela benção recebida. O Culto de Ação de Graças se torna uma oportunidade também, para edificar a fé dos demais e para anunciar o amor de Deus às pessoas não evangélicas que porventura se façam presentes.
É o que está acontecendo em João 12:1-3: 

"Foi, pois, Jesus seis dias antes da páscoa a Betânia, onde estava Lázaro, o que falecera, e a quem ressuscitara dentre os mortos.
Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.
Então Maria, tomando um arrátel de unguento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do unguento."

Quem são esses três personagens citados no texto, além de Jesus? Perceba que o versículo 2 diz: "Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia...", isto é, fizeram uma ceia para Jesus, um jantar!
No capítulo 11 essa família, composta de três irmãos, vive momentos dramáticos. Lázaro adoece, suas irmãs, numa atitude de esperança, mandam chamar Jesus, que, por sua vez, não chega a tempo de curá-lo, devido o seu propósito de manifestar "a glória de Deus" naquele episódio (João 11:4).
Depois de quatro dias de morto, já cheirando mal, Jesus o ressuscita e tal milagre chega aos ouvidos dos fariseus que passam a planejar a morte de Jesus. O Mestre então, resolve se afastar por um tempo (João 11:54) e só sai de seu refúgio em Efraim para atender a este convite dos irmãos agradecidos.
O convite lhe é feito dias antes da Páscoa. Por certo, havia um movimento na região, de gente se preparando para subir a Jerusalém. A maioria dos transeuntes em seus camelos e outras espécies de montaria, tinham como destino, Jerusalém. Jesus, porém, antes de chegar em Jerusalém, dirige-se à casa desta família agradecida.
Posso imaginar os três conversando e acertando uma maneira de agradecer a Jesus. "Vamos convidá-lo para um jantar em homenagem a ele!", deve ter dito Marta, sempre disposta a servir (Lucas 10:40; João 12:2). Maria deve ter pensado naquele perfume caro para ocasiões especiais.
Dizem que o nardo era uma espécie de perfume que mulheres virgens e solteiras compravam e guardavam para a noite de núpcias. Judas disse que aquele perfume poderia custar até "trezentos dinheiros" (João 12:5), cerca de R$ 4.650,00! 
Maria estava tão agradecida pela ressurreição de seu irmão, que estava disposta a abrir mão do nardo caro para adorar àquele que trouxe a alegria de volta à sua casa!
O que eu gosto no capítulo 12 de João, é perceber que a família que chorava no capítulo 11, agora é a mesma que está festejando, preparando um jantar, para alguém especial. Convidando pessoas, o clima é de festa!
O versículo dois diz que Lázaro era "um dos que estavam à mesa" e o versículo nove acrescenta: "e muita gente dos judeus soube que ele estava ali; e foram...". Era uma festa e tanto! Devido ao milagre, a região estava ansiosa por este jantar. Era uma oportunidade de conhecer o autor do milagre e aquele que fora alcançado pelo milagre! (João 12:9).
Toda vez que meu olhar se detém nesta passagem, entendo porque Lázaro teve que passar pela morte. Porque suas irmãs inconformadas gritavam ou balbuciavam aos ouvidos do Mestre: "Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido." (João 11:21,32). 
Era para este momento que o Senhor os preparava! O texto do versículo 11 diz que, por causa de Lázaro, muitos dos judeus, criam em Jesus! Era isso que o Eterno queria. Foi isso que Jesus queria dizer quando afirmou: "Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela." (João 11:4)
Agora eles entendiam. Eles não tinham alternativa, se não prestar-lhe homenagem, preparar-lhe um Culto de Ação de Graças!
Deixe-me te dizer: em nossa vida tem o tempo das lágrimas e das frases desesperadas de quem não entende os propósitos de Deus. Mas também tem o tempo da celebração, da hora do Culto de Ação de Graças. 
Se você está como as irmãs de Lázaro no capítulo 11 de João, mandando recados desesperados para Jesus através da oração, tranquilize-se. Se ele não chegar na hora que você espera, é porque Ele está reservando o momento oportuno de manifestar em sua vida a sua glória. É porque Ele quer que você seja tão impactado pelo poder de seu milagre, que resolva prestar-lhe o maior culto de ação de graças de tua vida!
Então, chegará a hora em que dirás: "É hora de preparar o culto de ação de graças!". 
 

6 comentários:

Lucidalva Barros disse...

Sim, nosso Deus é digno de toda honra, glória e louvor. Que nós tenhamos sempre prazer em oferecer-LHE cultos em ação de graças, pois, mesmo não sendo merecedores, Ele nos pressenteia todos os dias com sua Maravilhosa Graça!

Lucidalva Barros disse...

Nosso Deus é digno de toda honra, glória e louvor. Devemos prestar-lhe cultos em ação de graças, pois, apesar de não merecermos, Ele nos presenteia todos os dias com sua Maravilhosa Graça!

Daniel E Dayanne disse...

O senhor esta afrente da causa do meu noivo e chegou a hora amanha eu creio no nome de Jesus q tudo sairá bem e já estou organizandobo cullt de ação de graça por a benção q o senhor MOS dara ....dayanne

Daniel E Dayanne disse...

O senhor é soberano e Deus do impossível graça te dou senhor desde agora porq sei q o senhor dara nossa benção...

Laiz Daguia disse...

Deus do impossível não desistiu de mim sua destra me sustenta e me faz permanecer amo esse louvor e sou grata ao senhor todos os dias por ter me perdoado e ter comprido com sua palavra seja forte e corajosa deixa q eu cuido de tudo e Deus e tremendo cuidou de tudo nos mínimos detalhes e gracas ao meu Deus estou aqui digitando esse texto depois de passados exaltante dez horas da minha cirurgia pra agradecer pela minha cirurgia ter dado certo e darei meu culto de ação de graças pq toda honra e toda a gloria e Lara ti meu senhor amém e graças a Deus

Laiz Daguia disse...

Deus do impossível não desistiu de mim sua destra me sustenta e me faz permanecer amo esse louvor e sou grata ao senhor todos os dias por ter me perdoado e ter comprido com sua palavra seja forte e corajosa deixa q eu cuido de tudo e Deus e tremendo cuidou de tudo nos mínimos detalhes e gracas ao meu Deus estou aqui digitando esse texto depois de passados exaltante dez horas da minha cirurgia pra agradecer pela minha cirurgia ter dado certo e darei meu culto de ação de graças pq toda honra e toda a gloria e Lara ti meu senhor amém e graças a Deus