21 de dez de 2013

Porque Ninguém Diz Nada?

Vivemos um tempo de silêncio da Igreja. Alguma coisa está acontecendo para mantê-la tão calada e tão conformada! A pregação, instrumento mais poderoso do discurso que condena o pecado, está em falta em nossos púlpitos. A verdade está dando lugar à fantasia e às posturas de suposta prudência. A mentira e os ressentimentos estão em nossa conversa de roda, em nossas notas virtuais e discussões de redes sociais.
Os doentes, magoados e ressentidos se acovardam por trás de seus falsos perfis e não conseguem sentir piedade, muito menos liberar perdão. Suas ideologias estão acima de qualquer mandamento bíblico e a facção da qual fazem parte é o reduto onde está contida a razão, a verdade!
Enquanto muitos se escondem por trás de suas verdades e defendem sua filosofiasinha de quinta categoria, cegos e indiferentes à máxima do Evangelho do Filho de Deus, o amor, confundindo o direito de discordar com a amizade, o amor cristão e o perdão, a Igreja vai ficando cada vez mais em silêncio e cada vez mais rancorosa.
Este é o século da "doutorização" teológica, mas também da burrice espiritual. O intelectualismo teológico anda em linha paralela com a incoerência e com o conformismo. Coloca-se um anel no dedo e nega ao coração o amor! Na parede, pendura-se o Certificado, o Diploma, na vida prática, o carimbo da ambição, da divisão e do exclusivismo.
Nos intelectualizamos tanto, que não nos permitimos aprender, voltar às origens, ao arrependimento e à humilhação. Não, somos muito inteligentes e sabemos o que estamos fazendo (?!)
E neste estado de coisas, nesta via confusa e tortuosa, ninguém diz nada! Ninguém protesta, todos aceitam, acham normal. Parece que se deliciam com a ilusão de um sucesso falso e um clima de falsa paz, vendando os olhos à guerra fria e calada em que estamos, onde pelejamos um contra o outro e todos contra Deus!
Os profetas do Senhor devem estar em algum calabouço, porque, aqueles que ouvimos, profetizam sempre vitória. Parece que são amigos de Hananias (Jeremias 28). Fazem um grande espetáculo público, quebram jugos e proferem uma paz inalcançável. 
Não há ninguém capaz de profetizar contra o altar (1 Reis 13), o altar da ganância, da glória dos homens e das tramas para se levar vantagem em tudo!
Mas afinal, porque ninguém diz nada? Porque nos calamos e cometemos a loucura de andar na contra-mão de Deus? 
Nesta insanidade evangélica, refugiamos-nos em nossas festinhas, encontros, congressos, convenções, nos deliciamos com os gritos eufóricos, emocionalistas, mas sem lastro bíblico e teológico. Dançamos e nos embalamos nas canções, produto da implacável e ambiciosa indústria gospel e repudiamos uma adoração simples e verdadeira para rendermo-nos à "extravagante"!
E ninguém diz nada! O maldito desejo de popularidade impedem alguns, enquanto que a falta de autoridade espiritual domina outros. Tudo decorrente do pecado, da espontânea decisão de negligenciar as ordens do Senhor!

2 comentários:

paulo disse...

CARO PASTOR RAIMUNDO, SEMPRE ADMIREI SEU JEITO SINCERO DE DIZER VERDADES QUE MUITOS PRECISAM OUVIR, MESMO DIZENDO QUE VC DEVERIA ACORDSAR E SAIR DESSE MEIO, VC É TESTEMUNHA QUE NOS BETEMOS MUITAS VEZES AQUI, PQ TAMBEM NÃO SEI VER A VERDADE E FICAR CALADO.
MAS CÁ, ONDE CONGREGAMOS, EM CAPELINHA DE SÃO CAETANO, SIM, A CAPELINHA PALCO DE SANGRENTAS BATALHAS, HJ NAS MÃOS DE QUEM TEM REALMENTE DIREITO,QUE É A IGREJA QUE A CONSTRUIU, NOS ÚLTIMOS 90 DIAS, JA GANHAMOS MAIS DE 80 ALMAS PRA JESUS.. DE MODO QUE JA ESTAMOS ESTUDANDO UMA PROPOSTA PRA COMPRAR AS CASAQS QUE SITUAM-SE ATRAS DA IGREJA, PRA AMPLIARMOS A TENDA..POR ISSO NEM TEMOS DE QUE RECLAMAR, MAS SÓ LOUVAR E ENGRANDEDER O NOME QUE É ACIMA DE TODO O NOME, J E S U S DE N A Z A R É. ABRAÇOS.

Pr. Raimundo Campos disse...

Caro "paulo", paz. Não é de admirar os feitos do Senhor em vossa vida, já que tendes por pastor um homem de Deus como o Reverendo Romeu de Oliveira. Este é o papel de igreja: evangelizar, discipular. Quanto a sair de onde estou, só posso te dizer que escolhi servir, servir às ovelhas que o Senhor me confiou e ser uma voz contra toda e qualquer injustiça em nosso meio. Shalon!