21 de fev de 2014

Credibilidade e Contribuição

Credibilidade é a característica de quem consegue ou conquista a confiança de alguém. A credibilidade é construída ao longo de um tempo e tem profunda relação com a história das pessoas. Está relacionada com um processo de transparência, honestidade e capacidade. Credibilidade é creditar confiança, é acreditar na idoneidade, no espírito de retidão e justiça.
Aquele que tem credibilidade está acima de suspeitas e a ele se confia grandes empreendimentos e o futuro de projetos audaciosos. A credibilidade tem sido uma característica ausente em algumas lideranças. Ao invés disso, um onda de desconfiança tem norteado a relação entre liderados e líderes, principalmente quando se envolve dinheiro!
A palavra contribuição vem do latim TRIBUTUM e significa: tributo, taxa, tem haver literalmente com pagamento. A palavra tem suas origens na organização da sociedade greco romana, quando os cidadãos deveriam contribuir com os investimentos do Estado na própria população, investindo em estradas, saúde, educação, etc. A contribuição tem uma relação com o serviço prestado, é uma troca.
O governo adquiria, é assim até hoje, credibilidade a partir dos investimentos que fazia com a contribuição. A história está aí para provar que quando se perde a credibilidade, ou quando não se investe com integridade e transparência as contribuições, a sociedade mergulha num clima de insatisfação tal que culmina em protestos e em toda sorte de manifestações.
A construção de um templo por exemplo, como o Grande Templo da Adesal, precisa mais de credibilidade do que de contribuição no momento. Que se comece um processo de credibilidade através de pessoas a quem possamos creditá-la. Que se tenha coragem para tirar aqueles que se tornam um entrave neste importante empreendimento. Que se extinga determinada associação que só serve para alimentar este clima de desconfiança e se crie um Departamento com pessoas em quem possamos confiar, gente que tenha credibilidade!
Talvez você me pergunte o seguinte: "se credibilidade é algo que se constrói, não seria muito tarde para começar este processo?" Eu te respondo o seguinte: a credibilidade é construída por pessoas, a instituição é apenas a representatividade delas. Temos em nosso meio gente que já deu atestado de credibilidade, mas duas coisas acontecem: 1. Elas temem assumir responsabilidades neste estado de coisas; 2. Alguns mau intencionados não tem interesse que aqueles que tem credibilidade façam parte do processo, porque se fizerem, a mamata pra essa gente mau caráter acaba.
A credibilidade é difícil de reaver, mas não é impossível. Atitudes sérias precisam ser tomadas para que isso aconteça, ao invés de desdenharmos da justiça divina e esquecermos que a vida é uma semeadura meu amigo, colhemos o que plantamos.

Nenhum comentário: