14 de mai de 2014

Série: Obreiros da Adesal Que Fazem a Diferença

Ney Deus: Na Conturbada Estrada da Liderança




"Ter um adolescente na igreja é uma grande benção e um milagre de Deus". A frase é de Valterney Lima Deus, na estrada com Jesus desde quando deu os ares da graça para este mundo conturbado a 25 anos. Apesar de ter a mãe evangélica, seu pai só teve um encontro com Cristo a três anos no leito da morte.
Ney, como é conhecido, aprendeu desde cedo o que é servir na casa do Senhor. Motivado por sua mãe, uma mulher "super ativa na Assembléia de Deus em Pau da Lima", onde trabalhava como zeladora, Ney e seus irmãos incluíram nas rotinas matinais ajudá-la na limpeza do templo. A aceitação de serviços humildes na casa de Deus, ajudou a formar neste jovem Farmacêutico, habilidades para tarefas mais elevadas e de relevante importância no Reino de Deus.
Toda liderança é formada ao longo de um tempo e com Ney Deus não tem sido diferente. Desde cedo o jovem que cursa o Mestrado em Ciências e Tecnologia de Alimentos Na Faculdade de Farmácia da UFBA, envolve-se com o ensino e liderança de Adolescentes na Adesal - Assembléia de Deus em Salvador, liderada pelo Pastor Israel Alves Ferreira. Aos 17 anos Ney já era Coordenador do Departamento de Adolescentes no Setor 4 - Pau da Lima, liderado pelo Pastor Juarez Machado. A fidelidade nesta árdua tarefa valeu-lhe a incumbência de, no mesmo setor, dirigir a classe de Escola Bíblica Dominical de 11 e 12 anos em 2008. Em 2009 e 2010, Ney foi Professor de EBD nas classes de 13 e 14 anos, na Liberdade. Já a partir de 2011 passou a ensinar a Palavra de Deus a Adolescentes de 14 a 17 anos na Adesal Paralela.
Sua linguagem e visão contextualizada com a chamada  geração Z, despertou o interesse da Liderança da Igreja em indicá-lo para o cargo de Diretor do DEPAD (Departamento de Adolescentes da Adesal). Desde 2009, ao lado da Irmã Joilda Ferreira, esposa do Pastor Israel Ferreira, Valterney desenvolve um trabalho inovador e vem ressignificando a tarefa de trabalhar com adolescentes na Adesal.
Em sua fala, Ney sempre afirma que não deixará que a infidelidade, falta de amor ou visão de outros, interrompa aquilo que faz para o Reino de Deus e que, portanto, sequer quer saber o que os tais fazem de certo ou errado.
O tipo de liderança exercida por Valterney Lima Deus, é definida pelo serviço e engajamento. Ele não só coordena, ele arregaça as mangas e vai pra rua. Não é difiícil encontrá-lo em alguma movimentada via de Salvador, acompanhado por dezenas de adolescentes utilizando-se de estratégias de evangelismo como: Flashmob, um tipo de manifestação relâmpago em via pública em torno de um determinado objetivo previamente combinado. No caso dos adolescentes da Adesal, eles utilizam a dança para atrair a atenção de quem passa e poder comunicar o Evangelho. Veja Vídeo de um Flashmob realizado na Rodoviária de Salvador.


Em Salvador, Ney lidera um grupo de Flashmob que mobiliza até jovens de outras denominações. Além desta estratégia, Ney envolve os adolescentes em ações como uma "oração grátis" ou um abraço a um desconhecido que desembarca na Rodoviária de Salvador, tudo como estratégia de se aproximar do não evangélico e como forma de anunciar o Evangelho da maneira mais alegre, como gostam os adolescentes.
Falando ao nosso Blog, Ney disse: 
"Devido a velocidade com que chegam as informações e a falta de tempo das pessoas, estratégias que funcionaram bem a uns cinco anos atrás, já não surtem efeito hoje. Por este motivo, precisamos ter as mentes renovadas pelo Espírito Santo de Deus em todo o tempo, para que tenhamos também renovadas as nossas ações." É com este discurso que Valterney consegue mobilizar lideranças de adolescentes e os próprios adolescentes para projetos inovadores e que tem mudado o estado de letargia que vivia antes os adolescentes da Adesal, embora outros líderes como Ney estejam fazendo um papel tão relevante quanto o dele.
Para Ney, "adolescentes animados e envolvidos pelo Espírito Santo, pode ser a força motriz de uma
congregação. Os adolescentes quando, motivados, evangelizam, limpam a igreja, fazem bazar, cantina, pregam, cantam, trazem visitantes, falam em línguas, etc."
Ney disse também que uma boa notícia hoje é que muitos pastores estão mudando sua visão com relação aos adolescentes. Ao contrário do que acontecia no passado, quando um irmão que não serviu para outros cargos, era indicado para o Departamento de Adolescentes, hoje os pastores indicam irmãos com vocação para trabalhar com os adolescentes.
Ney disse ainda ao nosso Blog que muitos não entendem quando se criam novas estratégias para manter o adolescente na igreja e envolvido comas coisas de Deus. Ele disse que é preciso observarmos que "já a algum tempo, as grandes empresas e a mídia de forma geral, tem direcionado suas ações à geração Z". A fala de Ney tem comprovação por educadores, sociólogos e profissionais da educação que já vem a muito tempo avisando à sociedade sobre o "aliciamento" mercadológico das grandes corporações sobre nossos filhos!
Valterney foi ao Diaconato em 2012 e neste ano a igreja reconheceu seu Presbitério. Ele é um dos Diretores do Departamento de Eventos da Adesal e dirige o Culto Teen na Paralela, toda sexta-feira.
Valterney Lima Deus é um obreiro da Adesal que faz a diferença!

Nenhum comentário: