30 de set de 2014

12 de Outubro, Dia da Criança, Nossa Herança, Nosso Futuro






Todas as vezes que pensamos neste dia, nós pais, educadores, professores, logo pensamos em...presentes. Pensamos em como homenagear os pequeninos que amamos, nossos filhos, sobrinhos, netos, meninos de nossa comunidade, de nossa igreja. Os mais altruístas pensam em crianças à margem da sociedade, excluídas e logo passam a projetar alguma coisa que alivie aquele sofrimento que vitimaram esses infantes marginalizados.
Neste ano, a Semadesal deseja desafiar a Igreja em Salvador para ir além. Desejamos uma discussão seguida de uma ação imediata, resultado de um ressignificado do Dia da Criança para nós evangélicos  da Adesal.
O Missiólogo Luis Bush que, em 1989 lançou a expressão Janela 10/40, indicando uma área no mapa mundial onde se concentrava os povos menos alcançados do mundo com a mensagem do Evangelho, lançou também a Janela 4/14. Esta última não tem haver com nenhuma faixa no mapa múndi e sim com a faixa etária que vai dos 4 aos 14 anos. Tem haver com: crianças. Sua pesquisa observou que esta é a faixa em que acontece a maioria das conversões dos cristãos modernos. Enfim, esta é a faixa etária que mais dá crédito à pregação do Evangelho e que se entrega a Cristo hoje. Isto quer dizer que as crianças e adolescentes estão ouvindo mais a voz do Espírito Santo do que o adulto.
Mas a pesquisa de Bush não fica só aí. Preste atenção a esses dados alarmantes e perceba se estamos fazendo alguma coisa para manter esta geração fiel ao Evangelho e se estamos investindo nela a fim de garantir a saúde da igreja do amanhã:

  • 1/3 da População Mundial tem menos de 15 anos ou seja, 2,3 bilhões de crianças;
  • O total de cristãos no mundo é de 33%, ou seja, 2,3 bilhões de pessoas. Isto significa que há pelo menos 760 milhões de crianças cristãs com menos de 15 anos;
  • Se o número de cristãos praticantes é de apenas 17%, logo, são 395 milhões de crianças cristãs e isso significa que temos 395 milhões de oportunidades para mudar nossa igreja, cidade, nação, o mundo e o futuro!
Acontece que esta é também a geração conectada. Pergunte em sua igreja quantas crianças menores de 15 anos tem celular, smartphone ou tecnologia do gênero. Está provado que a maioria das crianças que acessam a pornografia, o fazem em aparelhos dados pelos próprios pais. Pesquisa do Barna Group, um instituto norte americano que presta assessoria a ministérios cristãos em pesquisas e levantamentos de dados, apontou que as crianças cristãs da atualidade estão se afastando rapidamente da cosmovisão bíblica.
A mesma pesquisa chegou à conclusão que crianças do mundo todo veem mais de 200 milhões de vídeos no youtube todos os dias, entre elas, as cristãs. São elas que votam em sites do mundo inteiro em figuras internacionais que não são, nem de longe, modelos a serem seguidos. Eles compartilham os mesmos vídeos e mensagens antibíblicas com centenas de milhares de pessoas no mundo inteiro. Enfim, ELES ESTÃO SENDO DISCIPULADOS PELO MUNDO!
A pergunta é: A Igreja perderá esta geração? Você sabe porque as Igrejas na Holanda, Espanha e Austrália estão sendo vendidas como bares, restaurantes, hotéis e mesquitas? Eles perderam uma geração! Você sabe porque depois de Josué, veio a era negra dos Juízes? Eles perderam uma geração!
As crianças representam hoje cerca de 27% do número de pessoas em nossas igrejas. Pesquisas apontam que a média dos gastos com crianças nas igrejas não passam de 3%! E dizemos que elas são o nosso futuro!
Pare e pense: se a faixa etária dos 4 aos 14 é a faixa onde as pessoas mais encontram Cristo, isto quer dizer que nós temos a responsabilidade de discipulá-los a fim de levantar uma geração comprometida com Cristo, sua Palavra e o seu ide. Não há uma geração mais motivada do que a geração de crianças adolescentes. O que dermos a eles para fazer, eles farão com garra, fé e disposição. Eles creem, acreditam e estão prontos para serem discipulados, treinados e se tornarem homens e mulheres de Deus que poderão influenciar a história.
Promova em sua igreja um movimento de evangelismo e discipulado voltado para esta geração. As maiores e mais eficazes lideranças são forjadas nesta etapa da vida, não deixe esta geração passar. Levantemo-nos e façamos algo agora! No dia 12 de Outubro não distribua apenas brinquedos e guloseimas, dê o que suas almas famintas precisam, convide-os para uma nova experiência com Cristo e desafio-os a viver com Ele. Faça de uma criança, um discípulo, forme um líder e o dê à próxima geração!
Assista ao vídeo abaixo de onde parte das informações acima foram tiradas.

Nenhum comentário: