31 de mar de 2014

6ª AGO da Conframadeb: Entre a Organização e a Deficiência


Mais organizada e mais ousada. Esta foi a impressão deixada pela Conframadeb na 6ª Edição de sua AGO, instalada no templo da Adesal Paralela, nos dias 25 a 29 de março. Desta vez, as inscrições já estavam disponibilizadas com antecedência e o material foi distribuído sem transtornos, sendo entregues aos convencionais sem aquelas famosas filas. A Secretaria, apesar das deficiências muito comuns em eventos com grande número de pessoas, atendeu com cordialidade os convencionais e satisfez as indagações de quem tinha dúvidas com inscrições, materiais, documentos, pagamentos de anuidades, etc.
Um esquema de logística foi montado para que esta AGO transcorresse com tranquilidade e organização. A Comissão Eleitoral, por exemplo, presidida pelo Pr. Edson Neves, liderou o processo que elegeu a Mesa Diretora para o próximo triênio de 2014-2017, com louvor. A estratégia utilizada facilitou o processo, evitou filas e favoreceu a contagem de votos que, segundo os convencionais, mereceu aplausos. O Pr. Israel Alves, Presidente eleito, antes de ouvir a comissão Eleitoral quando da proclamação oficial dos resultados, disse que, o trabalho do Pr. Edson Neves foi de "grande relevância e que a Conframadeb se sente honrada por ter um ministro de sua magnitude". "Ter o senhor como ministro desta convenção só nos honra", disse mais o Presidente.
Mas não foi só a organização da Secretaria que chamou a atenção. Esta AGO foi marcada por debates de grande importância para a Igreja em Salvador e na Bahia. Temas como: Casamento homo afetivo, religioso e união estável foram debatidos pelos proponentes e vários oradores. A discrepância de idéias deu um tom peculiar ao estado democrático da AGO e ajudou na reflexão, desafiando a plenária a discutir os assuntos em uma AGE ainda este ano. 
As ministrações também marcaram esta AGO que ouviu homens como o Pastor José Wellington Bezerra da Costa Júnior que, na noite de Louvor a Deus pelos anos de vida do Pastor Israel Alves, ministrou que a última palavra para o homem vem sempre de Jesus. Já o Pastor Geziel Gomes, falou acerca dos três sinais que marcarão a volta de Jesus. O Pastor Josué Brandão foi tremendamente usado por Deus quando ministrou na última noite sobre "Intimidade com Deus".
Segundo os organizadores desta AGO, cerca de quinze mil pessoas estiveram na Paralela nos dois últimos
dias do evento, 28 e 29/03, dias em que cerca de 400 Diáconos e Presbíteros, e a mesma quantidade de Evangelistas e Pastores foram separados para seus ministérios. Como sempre, este foi um momento marcado pela alegria e emoção dos candidatos às suas funções ministeriais.
Não fosse o desconforto, devido ao forte calor sob a lage do estacionamento do tão aguardado templo sede da Paralela, poderíamos dizer que esta foi uma das melhores AGO's. Ficou provado que a Paralela não oferece condições para um evento como o da AGO da Conframadeb. Várias mulheres com suas crianças prometeram não mais retornar à Paralela em ocasiões como a da AGO, devido ao desconforto para assistir ao culto e estacionar. 
O estacionamento do terreno ao lado, cedido gentilmente pela Igreja Internacional da Graça, não foi suficiente para as centenas de veículos que precisaram estacionar também em um outro terreno antes da Americar e na rua, causando sérios transtornos para quem tinha horário a cumprir após os cultos de sexta e sábado.
Diante destas deficiências, o Pastor Israel Alves, lembrou aos presentes a necessidade da Igreja abraçar com mais diligência a construção do templo na Paralela que, segundo o projeto, terá capacidade para cinco mil pessoas.
Enquanto a Secretaria dava exemplo de organização, a estrutura, o local abafado, estacionamento insuficiente, cadeiras desconfortáveis, um bebedouro que só fluía água quente, revelou uma AGO que ficou entre a organização e a deficiência!

21 de mar de 2014

Jesus Cristo é o Único Salvador?

Temos que fazer esta pergunta a Igreja. Temos que fazer esta pergunta aos Conferencistas, Pastores, Pregadores e Missionários que só pregam em eventos e nunca nos campos missionários! Jesus Cristo é o único Salvador? Se Ele, Jesus, é o Salvador, porque não anunciamos mais isso? Porque nós o apresentamos ao pecador como a oportunidade de mudar de vida e nada mais? Porque o apresentamos como a fórmula de sucesso do momento? Porque o apresentamos como a oportunidade de prosperar, ter o marido ou esposa de volta, comprar aquele imóvel ou automóvel? Porque não o apresentamos como a Escritura o apresenta? Porque tiramos dele tudo que a Escritura afirma que Ele é? Porque negamos sua divindade, reduzindo-o a um guru barato que tem formas mágicas de fazer as coisas acontecerem?
Porque não dizemos ao homem sem Cristo que Jesus morreu, pagou o mais alto preço para salvar a sua alma, independentemente do que aconteça com sua carne? 
Devemos dizer a ele que "Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." Romanos 5:8. Que notícia maravilhosa é essa que enterramos no baú de nossa teologia adulterada e negamos ao pecador a oportunidade de conhecer a verdade? Esse texto de Romanos tem sido o motivo de grandes descobertas em comunidades hindus do mundo todo! Homens que nunca tiveram a noção de quem é Cristo, Sacerdotes hindus, budistas em campos missionários, renderam-se a Cristo em lágrimas só com a leitura deste texto e nós não o pregamos!
"...sendo nós ainda pecadores!" Isto quer dizer que nada fizemos em favor de nossa salvação! Nunca nos dirigimos a Ele, nunca nos demos ao trabalho de procurá-lo ou conhecê-lo! Então, mesmo assim, Ele escolhe vir aqui, viver entre nós, e morrer por nós, sofrer como um marginal na corte romana pelo simples ou mais extraordinário fato de nos amar! Isto é suficiente! Esta mensagem é a mensagem do Evangelho! Por que a negamos ao pecador?
Textos como esse de Romanos foram responsáveis pela mudança da vida de Martinho Lutero e que com sequenciou com a Reforma Protestante! É o Evangelho, poder de Deus (1 Co. 1:18)!
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." 2 Co. 5:17. A maior benção do sacrifício vicário de Cristo é o que Ele pode fazer de nós, suas criaturas. Passamos de criaturas caídas e separadas (Ef. 2:12), para "novas criaturas"; criaturas restauradas à imagem de Deus, reconciliadas com o Criador. O Eterno Deus se incumbe em apagar nossas transgressões pelo sangue de seu Filho Jesus (1 Jo. 1:7)!
Portanto, Jesus Cristo é sim, o único Salvador, "porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." (1 Tm. 2:5) "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." (At. 4:12)
Anunciemos pois esta verdade, não a neguemos, enchamos nossos cultos desta mensagem salvífica, falemos aos quatro cantos, ensinemos esta verdade em nossas reuniões de doutrina. JESUS CRISTO É O ÚNICO SALVADOR!
Se você ainda não teve uma experiência com esta verdade, se ainda desfrutas da doce paz de Cristo e da grande alegria de ser perdoado por Deus, se te sentes distante de Deus e se sua alma o quer: abra seu coração agora, permita que o Espírito Santo aplique estas verdades em teu coração, receba Jesus como Salvador e Senhor de tua vida. Procure um crente fiel e sincero e peça-lhe para te orientar. Leia a Bíblia. Comece pelo Novo Testamento, lei os Evangelhos e as Cartas de Paulo, Pedro e Tiago. Descubra as maiores verdades da vida em Jesus Cristo, elas te levarão a uma experiência extraordinária e não te esqueças: JESUS CRISTO É O ÚNICO SALVADOR!

20 de mar de 2014

Umadsal Lança a Quinta Jovem



Num tempo em que a Adesal (Assembleia de Deus em Salvador) vai deixando aquele princípio de unidade tão cultivado nas décadas anteriores e que favoreceu o fortalecimento da instituição, a Umadsal (União de Mocidade da Assembleia de Deus em Salvador), liderada pelos Pastores Rômel Santos e Ronaldo Batista, tenta trazer de volta encontros para a juventude que marcaram, por exemplo, a década de 1980, quando nos reuníamos no Boqueirão aos sábados à tarde, para adorarmos a Deus e ouvir sua Palavra. Naquela época fomos edificados por homens de Deus como os Reverendíssimos Pastores Martinho DamiãoOtávio Rendeiro FilhoJuarez Machado, dentre outros.
Agora, a Umadsal cria a Quinta Jovem que, segundo Pr. Rômel, um dos diretores da União de Mocidade da Adesal, "é um projeto que pretende estabelecer no meio da juventude de nossa igreja um culto referencial, onde todos, de toda cidade, possa se encontrar, com o objetivo de adorar ao Senhor e receber uma forte porção de sua Palavra".
As "Quintas Jovem" vem acontecendo na Adesal Liberdade, sempre a partir das 19:00h., e já recebeu os Pregadores como os Pastores Otoniel Gomes (SP), Ricardo Neto (Pastor do Setor 7 - Periperi), Saulo Iure, Missionária Luciana Martins e o prórpio Presidente da Adesal, Pastor Israel Alves Ferreira. Também cantores como: Marcos Nunes, Silvio Thornado, Hebert Bispo e Vocal Peniel, já passaram por lá. Na quinta, dia 20, a Missionária Luciana Martins é a convidada para ministrar a Palavra de Deus e quinta, 27/03, o Pastor Geziel Gomes (SP) conhecido internacionalmente e a Cantora Gisele Nascimento, serão os convidados deste projeto que está ajudando a trazer de volta a unidade de nossos jovens.
Ainda segundo o Pastor Rômel, as UMADS (União de Mocidades da Assembléia de Deus nos Setores) terão "participação efetiva, onde grupos setoriais, cantores, pregadores e Coordenadores, também servirão a Deus em nossa Quinta Jovem, divulgando assim seus trabalhos e ampliando os horizontes". Pastor Rômel acredita que, desta forma, a Quinta Jovem ajudará a valorizar a "prata da casa", fazendo surgir novos nomes no louvor e na pregação.

14 de mar de 2014

O Que Penso da Conframadeb


A Conframadeb não é a Convenção do Pr. Israel Alves, nem é a Convenção dos revoltados com a CEADEB ou com qualquer líder. 
Não é a Convenção dos amigos do Presidente, muito menos um instrumento de oposição à Convenção da qual nos desligamos conscientemente de nossos direitos. Sou contra o discurso que fazem publicamente de que nossa Convenção abraça ou vem abraçando, dando abrigo a ministros injustiçados! Pensar desta forma é ter uma visão medíocre da natureza desta associação de Pastores, é reduzi-la à condição de gangs e facções!
Nenhuma instituição sobrevive sob esta filosofia desgraçada e desprovida de valores mais elevados. Nenhuma instituição que se preze, deve aceitar em seu meio, quem vem se abrigar só para fugir das injustiças sofridas. A Conframadeb não precisa de revoltados e injustiçados, ela precisa de homens de Deus com um ideal nobre em proclamar o santo Evangelho, espalhar o Reino de Deus e fazer frente a sistemas comprometidos com o pecado e interesses pessoais.
Nossas Assembleias Gerais Ordinárias e Extraordinárias não podem servir de oportunidade para nossas guerrinhas de ego, nossas disputas e quedas de braço! Elas são a oportunidade para darmos à instituição todas as ferramentas de que necessita para se tornar um modelo em todo o Brasil de uma associação de pastores que pensam acima da mediocridade e que tenham um profundo compromisso com o Santo Evangelho, a ética e a moral!
Dia 25 de março, será aberta oficialmente a 6ª AGO da Conframadeb e a 5ª Escola Bíblica de Obreiros. Eu a considero como a AGO histórica, pois nela se dará efetivamente o processo democrático que permitirá a alternância no poder. Embora esteja contemplando uma série de movimentos orquestrados por aqueles que anseiam posições, num clima de euforia como se estivesse em jogo um prêmio de loteria, penso que este é um momento delicado em que devemos refletir o que já foi feito até agora. Devemos nos perguntar quais mudanças significativas tivemos nos últimos quatro anos!? Como está a saúde financeira da instituição? Quais as vias seguras neste processo?
Outro dia um convencional disse-me que ainda somos novos, que estamos nos arrumando, que ainda temos um longo caminho a percorrer rumo à experiência, maturidade, organização, etc. Discordei dele imediatamente e meu discurso é o seguinte:
Somos novos documentalmente, somos novos no que diz respeito ao tempo em que esta Convenção foi legitimada pela CGADB e pelos cartórios da vida, somos novos no papel, mas como Colegiado, não. A Conframadeb é composta por muitos homens que deram sua juventude servindo às Assembleias de Deus na Bahia, que foram membros honrados da Convenção da qual nos desligamos, homens que conhecem o sistema, seu funcionamento, os vícios, a burocracia e que, com certeza, podem imediatamente, inseri-la num processo de amadurecimento, transformando-a na Convenção que precisamos.
Não aceito este discurso faltoso de inteligência, conveniente, de muitos que até tomam o tempo precioso em nossas AGO’s, com pose de quem diz uma grande novidade. Este é um discurso desgraçado, burro, desnecessário e parece querer perenizar um estado de letargia, gerador de insatisfações.
Não caros companheiros, eu não faço parte desta Convenção. Faço parte de uma Conframadeb que oportuniza o novo, como agora neste processo eletivo. De uma Conframadeb que tem todas as ferramentas para ser uma instituição cujos valores são pautados na Escritura e são corroborados pela prática de vida. De uma instituição preocupada com o Reino e a expansão dele, constituída de homens não só santos, mas também inteligentes.

Que cada um de nós, conframadebianos, tenhamos uma visão sensível deste momento, deixemos de pensar só em nós, mas pensemos também na instituição, no futuro dela, no que ela poderá oferecer como órgão moderador das Igrejas que se filiam a ela. Pensemos nisso nesta eleição. Que o Senhor nos guarde!

10 de mar de 2014

Candidatos Sem Propostas e Projetos Não Servem

Fico impressionado como alguns companheiros conframadebianos tem coragem de pedirem voto sem nos oferecer nada que nos faça crer que ele seja uma via provável! Interessante ainda é que a Conframadeb não nos fornece mecanismos para que possamos conhecer os candidatos como, por exemplo, um espaço para discursos deles nas AGE's ou AGO's antes e durante a eleição.
Simplesmente utilizam-se de expedientes antigos e obsoletos como cartinhas, santinhos, telefonemas, anúncios em redes sociais, entre outros e só isso. Pensam que pelo fato de conhecer alguns companheiros ou ter popularidade, já é suficiente para se aventurar nas emaranhadas redes da política que antecede este famigerado processo eletivo.
A maioria desses candidatos sequer conhece o funcionamento da instituição, não dispõem de conhecimentos necessários para os cargos a que se candidatam e, com certeza, se tornarão em mais um que ocupa uma cadeira na diretoria e nada mais que isso.
A Conframadeb tem problemas burocráticos e organizacionais e precisa de que seus cargos de Tesouraria e Secretaria (1º e 2º Secretários) sejam ocupados por gente da mais alta competência e disposição de trabalho, não por carinhas que caem de para-quedas, que não dizem nada, que pensam que seu carisma e popularidade bastam para ganhar uma eleição.
Esta eleição com certeza, até o momento, não nos oferece nada. Não tenho conhecimento de chapas formadas, não há, no processo como um todo, uma articulação pró Conframadeb. O que há até o momento são nomes ao vento, pedidos de voto aos montes, sorrisos políticos e cínicos, tapinhas nas costas do eleitor, uso do nome de Deus em vão, promessas infundadas, como, por exemplo, candidato a Secretário prometendo o que só ao Presidente cabe fazer!
Algumas das propostas ou promessas são no mínimo ridículas e não tem identidade com o estado de coisas do momento. Candidatos sem propostas e projetos viáveis não servem!
Segundo a programação divulgada no Edital de Convocação da Conframadeb, a eleição se dará no dia 29/03, das 09:00h. às 14:00h. e a apuração, proclamação dos resultados e posse dos eleitos, das 14:00h. às 17:00h.
Esperamos piamente que o Espírito Santo nos guie em tudo e que façamos escolhas sábias e prudentes.

Vai Começar a 5ª Escola Bíblica de Obreiros da Conframadeb


A Escola Bíblica de Obreiros sempre foi um marco nas Convenções das Assembleias de Deus no Brasil. A liderança assembleiana nos primórdios da instituição sempre entendeu que o vocacionado para a obra do ministério precisa ser instruído na Palavra. Apesar da instituição ter encontrado dificuldades em formalizar a consciência teológica do movimento que começou em 1911 no Brasil, esforços foram feitos para que aqueles que aspiravam o pastorado e que tinham chamada missionária fossem devidamente treinados. Surgia então as Escolas Bíblicas de Obreiros. Vale apena fazer uma leitura do livro "História da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil", edição de 2004, página 19.
EBO em Alagoas: 21 a 28/10/1923
Foto: Site da AD. Rio Largo/Alagoas

Segundo o Professor Altair Germano, dos dois missionários que fundaram as Assembleias de Deus no Brasil, só Gunnar Vingren tinha formação teológica. A necessidade de levar a mensagem pentecostal aos rincões do Brasil fez com que vários missionários suecos viessem para cá. Gunnar percebia no entanto, que a igreja não necessitava só de evangelistas mas de pastores, doutrinadores. 
As Escolas Bíblicas de Obreiros surgem portanto, para treinar esses obreiros suecos e habilitá-los à pregação e ao pastorado. Essas Escolas preparavam teologicamente, tinham duração de três meses e no final o aluno recebia um certificado e o título de "Evangelista". Além disso, a participação nas EBO's passou a ser requisito para a ordenação ao santo ministério.
As Escolas Bíblicas nas Assembleias de Deus sempre foi uma oportunidade não só de treinar obreiros mas também de formar uma consciência doutrinária pentecostal com bases teológicas. O estudo das Escrituras, a oportunidade de aprender, são elementos fornecidos numa Escola Bíblica de Obreiros. 
Portanto, de 25 a 29 de março, receberemos na 5ª AGO de nossa Conframadeb homens como os Pastores Geziel Gomes de São Paulo, José Antonio de Alagoas e Josué Brandão, Bahia, para nos instruir na Palavra na 5ª Escola Bíblica de Obreiros. As inscrições já estão abertas e inclui, além da participação nos estudos, almoço. Vá e leve seus obreiros. Grande abraço.

6 de mar de 2014

Irmã Celina Pinheiro Descansou!

Amados, ontem passou a estar com o Senhor a irmã Celina Pinheiro. Ela foi uma batalhadora na área do ensino. Durante muito tempo trabalhou na Secretaria da ESTEADEB onde também gostava de lecionar sobre Evangelismo e Discipulado. Foi Diretora do DINOC (Departamento de Integração de Novos Convertidos) da Adesal e coordenou cursos de Introdução a Teologia. Para alguns parecia ser chata por causa de sua sinceridade e apego a princípios dos quais não abria mão. Nos últimos anos sofria de um câncer, mas mostrava-se resiliente, trabalhando e fazendo planos como se não estivesse enferma e tivesse muitos anos ainda para viver. Segundo postagem em sua página do Facebook, o corpo desta mulher de Deus está sendo velado na Adesal da Liberdade onde acontecerá o culto fúnebre às 13:00h. e sepultamento às 15:00h. no cemitério do Campo Santo. Que o Senhor conforte a família enlutada e todos aqueles que sentirão sua falta!

5 de mar de 2014

As cinzas do Carnaval


A ilusão é bem montada. Os risos dos artistas, dos entrevistadores, apresentadores e correspondentes das grandes emissoras, quer anunciar a alegria, como se a melhor coisa do mundo estivesse acontecendo. Parece existir um complô no ar: todos fingem que acreditam que a felicidade tomou conta da cidade. Os fatos importantes ficam esquecidos e o noticiário é só carnaval, é pupurina, é avenida, é sambódromo, é samba no pé, a Tijuca é campeã. Não, não há violência, o morro não está tomado pelos traficantes, as crianças não estão sendo violentadas e exploradas, as adolescentes não estão perdendo sua virgindade atrás daquele muro da avenida pra o carinha que dará a mínima pra ela. Não, essas adolescentes e outras já adultas não engravidaram irresponsavelmente, não, elas não contraíram nenhuma DST. Fome? Quem passa fome? É carnaval, foi Fátima Bernardes quem disse: que o Brasil é só alegria, que o Brasil está sendo visitado pelos gringos que vieram gastar seus dólares na prostituição vendida pela própria propaganda insana lá fora.
Mas hoje é quarta-feira de cinzas, dia de ir à missa e dizer a Deus: "Perdoai nossas dívidas..." e continuar fingindo e manipulando números para dar a falsa ilusão de que o índice da violência baixou, afinal este ano "O índice de furtos, na maioria dos casos cometidos contra turistas, teve a redução de 3,7% (860 registros em 2011 contra 893 do ano anterior) (Correio). Isto é, tudo continua igual, a tal alegria, a tal festa popular continua fomentando mais violência, mais miséria.
As cinzas na verdade não tem só conotação religiosa, ela traz a infeliz idéia de que ficamos sem nada, mais uma vez, que queimaram o senso moral, tentaram queimar nossa inteligência, queimaram vidas na ponta da faca do agressor cujo registro ficou só na delegacia local. Só restou cinzas. Cinzas de uma esperança que foi queimada no discurso da autoridade municipal que entregou nossa cidade ao tal Momo, rei da falsa alegria, alegria que só dura cinco dias, ou seis, ou oito.
Só restou cinzas, cinzas dos sonho da menina que virou mulher, do filho que ela abortou, cinzas do cara que experimentou a coca pela primeira vez de uma série de outras. Cinzas do assaltante que queria mudar, mas o Carnaval, o turista vacilão, o folião desapercebido lhe pareceu a oportunidade para mais um delito.
O que vem depois do carnaval? A dívida, municipal e do cidadão. Cartões de crédito estourados, economias que poderiam salvar os negócios voaram ao vento da ilusão da cerveja gelada e do samba da baiana bonita, do abadá de pano simples, mas de valor de diamante. Depois do carnaval vem a separação, o divórcio, o tapa na cara, a dor da traição. Vem as filas na mesa do gerente bancário com a finalidade de salvar o crédito que virou débito, e que débito! Sim, só restou cinzas, ela está estampada na cara dos foliões cansados,cara que denuncia a falta de esperança, de paz, da verdadeira alegria.
Deus salve-nos, salve-nos por seu Filho Jesus, cuja paz é eterna e não depende dos dias de carnaval. Aquele que nos dá descanso de nossa procura louca, ávida de felicidade (Mt. 11:28).