30 de dez de 2014

O Segredo Para o Sucesso em 2015 Está nas Atitudes

Todo final de ano é a mesma coisa: astrólogos, videntes, numerólogos e todo tipo de guru aparecem com suas previsões, simpatias, mantras e toda espécie de superstição e dão dicas para um ano vindouro de sucesso! Acontece que independente de crenças e religiões, é preciso entender que não são tais coisas que nos garantirão sucesso na vida e sim nossas atitudes. Suas atitudes, suas escolhas, seu comportamento são a chave para o sucesso ou o fracasso, são eles que determinam seu futuro, seu sucesso.
A Bíblia fala sobre isso. Deus não nos pede ou nos manda recitar mantras, nem repetir manias e gestos, mas nos manda tomar atitudes. São as atitudes que mudam rumos de homens, reinos e nações, elas determinam as derrotas ou as vitórias. Quando Caim se sentiu frustrado por ter sido rejeitado por Deus em sua oferta, o Senhor lhe disse: "Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo". Gênesis 4:7
Deus simplesmente lhe disse: Mude suas atitudes, domine seus impulsos, seja mais forte que o pecado que bate à tua porta, não seja dominado por ele, não se entregue. Tome uma atitude! É aqui que mora o sucesso de todo homem independente do que ele crê, de sua fé, religião. Não importa se você é crente ou ateu, tome atitudes sábias. Você poderá recitar todo tipo de mantra, ler todo texto sagrado das Escrituras, ir a igrejas, fazer parte de rituais, rezar, fazer orações, participar de campanhas em cultos neo pentecostais, mas se não tiver atitudes sábias, atitudes que redirecione tua vida, nada adiantará.
Para Deus as atitudes são tão importantes que ele as exige em toda a Bíblia! Aos homens a quem ele desejou usar para realizar alguma tarefa importante, exigiu que saíssem de suas terras, que deixassem de temer, que tomassem seus cajados, que construíssem arcas, que subissem montes, que se santificassem, que reunissem exércitos, que tomassem suas capas, que saíssem de suas cavernas, que enchessem seus vasos de azeite, que profetizassem, acreditassem!
Foram as atitudes de homens como Noé, Abraão, Moisés, Gideão, Davi, Josué, que fizeram deles os homens notáveis que foram. 
É impressionante como as pessoas passam anos na faculdade, pra depois irem à televisão incentivar o público a recitar frases do tipo: "eu sou feliz", "eu terei um ano de prosperidade"! Estou falando dos famosos apresentadores de TV, eles se tornam tão tolos enquanto se consideram sábios e espertos! Nem eles mesmos acreditam em tais baboseiras! Aliás, eles estão onde estão por causa de suas atitudes, do seu trabalho, por seus anos de dedicação, por terem corrido atrás de seus sonhos!
Não adianta ficar sentado, dizendo que vai dar tudo certo se você não se levantar! É como você dizer: "Eu comprarei a minha casa", mas não trabalhar, não juntar dinheiro, não fazer as devidas economias. Não meu querido, desta forma você nunca terá tua casa!
O sábio Salomão quando escreveu o livro de Eclesiastes, ele discorreu acerca de nossas atitudes, das obras que os homens fazem "debaixo do sol", seu discurso enfoca as obras, as escolhas que fazemos, o estilo de vida que decidimos ter e deixa claro que isso sim, determina que tipo de vida teremos: "O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria." Ec. 9:10
Geraldo Vandré em sua canção "Pra Não Dizer que Não Falei das Flores", diz: 

Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer...

Vandré simplesmente disse que é falta de sabedoria não tomar atitudes. A sabedoria está em fazer "a hora". O sábio "não espera acontecer"! 
Jesus disse: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba." (João 7:37). Seu sermão na montanha, bem como seu discurso no Monte das Oliveiras está cheio de recomendações que dizem respeito a tomada de atitudes.
Se você quiser um 2015 de sucesso tome a atitude mais sábia, conheça Jesus e o que Ele pode fazer por você,tenha uma vida de vitórias, siga o estilo de vida que Jesus nos apresenta nos Evangelhos. Feliz 2015!

25 de dez de 2014

Cantata de Natal na Adesal Rio Sena - Uma Encenação do Final ao Começo!


Com a intenção de fazer do nascimento de Jesus, o ápice da Primeira Cantata de Natal da Assembleia de Deus em Rio Sena, a encenação musical protagonizada por jovens e adolescentes contou a história do Rei dos Reis a partir de sua ressurreição! A idéia era situar o público na ressurreição de Jesus, fazê-lo refletir em sua vida aqui na terra e levá-lo até à manjedoura onde seria celebrado o seu nascimento. 
A produção que levou cerca de 40 dias para ficar pronta, foi montada por Ingridy Maurício, uma jovem advogada com talento para teatro e encenações. Ingridy já tinha produzido a Paixão de Cristo na Páscoa de 2007 quando fui Pastor na Assembleia de Deus em Alto da Terezinha e mostrou ter grande talento com a apresentação da Cantata no dia 23 de dezembro no templo sede da Adesal Rio Sena.
O desafio de montar a cantata foi dado à Cleonice Queiroz por mim, ela é Coordenadora do DEPAD (Departamento de Adolescentes da Adesal Rio Sena). Sacrificando seu descanso, depois de trabalhar em plantões de 24 horas como enfermeira, Cleo, como é conhecida, doou seu tempo, mobilizou lideranças, envolveu jovens e adolescentes e, em parceria com Ingridy, Caio Vítor, Maetro do Coral que encantou na Cantata, fez com que a noite de 23 de dezembro se tornasse na noite de 25!
O público que lotou o templo, aplaudia a cada momento, cada música, cada encenação e se emocionou com a performance dos jovens e adolescentes pertencentes das dez congregações do setor 32 - Rio Sena.
Vários fiéis de outras denominações e católicos compareceram à Cantata. O Presbítero Ney Deus, Diretor do DEPAD Salvador, compareceu ao evento e, ao chegar, confessou: "estou amando, gosto das músicas apresentadas!".


A Cantata tinha, além de música e encenação, muita dança e uma iluminação especial que manteve o público de olho em tudo que acontecia. A dança montada por Laís Costa e Tayná Santos dava vida às músicas que teve solos especiais com Rebeca França, Alice Anjos, Paulo Isaque, Midy Lopes e outros.
Um dos momentos especiais foi quando crianças da Igreja falaram de episódios marcantes da vida de Jesus. As crianças mostraram boa memória para os textos citados e arrancaram aplausos emocionados dos pais e do público em geral.
Muitos desafios foram vencidos por cada pessoa que fez parte da Cantata. Horas de sacrifício ensaiando o musical e o teatro, renúncia à folgas de trabalho e de escola, além das batalhas espirituais travadas durante a montagem do espetáculo que fizeram com que estivéssemos em intercessão contínua. Na intercessão e apoio espiritual tivemos a nossa irmã Dulcinéia da Adesal Ilha Amarela. Ela foi uma conselheira e ajudou a resolver conflitos que surgiram enquanto se montava a cantata.
A Deus a Glória e que seu Filho Jesus seja anunciado e conhecido neste Natal. Ele não somente nasceu, Ele viveu por nós, morreu por nós, ressuscitou por nós e vive para nos levar de volta à comunhão com o Pai!

10 de dez de 2014

Começou a Escola de Profetas Martinho Damião em Salvador

Pr. Gilmar Santos: "É preciso pregar o Evangelho pleno."

Teve abertura hoje no templo sede da Adesal Liberdade, a 1ª Escola de Profetas do Ministério Martinho Damião. A Escola nasceu aqui em Salvador enquanto o Pastor Martinho ministrava no Congresso de Jovens da Adesal no ano passado. O Pastor conta que na ocasião se sentiu dirigido pelo Espírito Santo para começar uma Escola que ministrasse à nova geração de pregadores do Brasil. A primeira, aconteceu em Brasília onde a igreja que dirige foi a anfitriã e onde compareceram líderes vindos de várias partes do Brasil.
Este ano, está sendo a vez de Salvador de onde grandes pregadores tem saído. Com o tema "Os Desafios da Nova Geração de Pregadores do Século XXI", a Escola recebe grandes nomes da pregação do Evangelho como: Pr. Gilmar Santos (GO) e Pr. Josué Brandão (BA). 
Durante a noite desta quarta-feira, dia 10, duas ministrações impactaram os presentes. O Pr. Israel Alves, Presidente da Adesal e da Conframadeb e também anfitrião do evento, tocou a todos com um tema que tratou do Equilíbrio Emocional do Pregador. Pastor Israel disse que é possível um líder ter grande espiritualidade e ter sérios problemas emocionais. Disse ainda que um pregador pode ser fantástico durante alguns minutos em que alguém ouve sua pregação e, no entanto, ser um problema para quem convive com ele. Disse também que o pregador precisa estar sarado em todas as áreas da vida para que sua pregação gere efeito na vida de seus ouvintes.
Já o Pastor Gilmar Santos, o segundo a ministrar, mostrou com base em Romanos 15:17-19,29 que o
Pr. Gilmar entrega uma mensagem ao
Pr. Martinho Damião
maior desafio da geração de pregadores de hoje é ministrar o Evangelho em sua plenitude. Ensinou que Paulo pregou um evangelho que trazia os conversos à obediência a Cristo e que sua pregação era ratificada pelos sinais e maravilhas. O Pastor lembrou que pregar o Evangelho de forma plena é ser fiel a uma interpretação bíblica e genuína livre de vícios hermenêuticos e de exegeses mau construídas.
Obreiro e líderes de várias cidades estiveram presentes e a Escola ainda aguarda outros que deverão chegar de vários estados. Os próximos pregadores são: Pr. Eldo Gama (AC), Pr. André Carlos(DF) e Pr. Carlos Tolentino (BA). A Escola de Profetas Martinho Damião encerra sábado, as ministrações são todas à noite e a inscrição ainda pode ser feita com o investimento de R$ 100,00 com material.

9 de dez de 2014

O Adeus ao Homem Que Descreveu a Sociedade Sul americana Sem Querer Querendo

Florinda Meza, viúva de Roberto Bolaños
(Foto: Israel Leal/AP) Site: G1.Globo
Roberto Bolaños ficou conhecido no Brasil na década de 1980 como apenas, Chaves. Seu humor inocente mostrou ao mundo que se pode dar boas gargalhadas sem baixar o nível ou sem apelos sensuais. Crianças e adultos aprenderam a rir, imitar e simplesmente ficarem "todos atentos olhando pra TV" como bem dizia a música de abertura do programa de Bolaños.
Mas suas cenas eternizadas na memória sul americana, não tinham somente humor, tinham fortes mensagens que refletiam a sociedade do sul da América. Poderia ele talvez querer falar apenas da realidade mexicana, mas acabou fazendo com que os latinos se encontrassem em cada um dos personagens da vila de seu "Barriga", um homem que só se importa consigo mesmo e nem está aí se alguém não pode pagar o aluguel. 
Já seu Madruga e Dona Florinda retratam os pais solteiros que descarregam suas frustrações com desamor, violência e inimizade. Quico e Chiquinha são os filhos desses pais que não percebem em sua inocência a frustração deles e se comportam como se seu lar fosse perfeito, pois encontram neles (nos pais) a força de que precisam para continuar a vida.
Dona Clotilde, a "Bruxa do 71" é o retrato das senhoras que por algum motivo não conseguiram encontrar o amor de sua vida e vê em seu Madruga a esperança de viver o amor que nunca teve ou que perdeu um dia.
E o Chaves, representa as milhares de crianças sem pais, sem teto e vítima de bullying na vila que se relacionava com ele, mas era incapaz de atender suas necessidades. Chaves mora ali em frente às casas de Dona Florinda, seu Madruga e Dona Clotilde, faz parte do dia-a-dia deles, mas eles são incapazes de lhe dar uma dormida ou uma refeição. É justamente a representação de milhares de crianças que estão bem ali em nossa esquina, mas não estendemos a mão para elas. Aliás, a maior característica da vila onde Chaves reside em um barril é a indiferença e o egoísmo!
Roberto Bolaños partiu para a eternidade e deu adeus a esta sociedade cheia de sérios problemas sociais, políticos e econômicos e nos deixou a grande lição de aprender a rir em meio ao caos e desespero deste estado de coisas onde impera a indiferença e injustiça social.

7 de dez de 2014

Mesa Diretora e Conselho Fiscal da Adesal: No voto e na Democracia

Novos Diretores recebendo oração

Apesar do Estatuto da Adesal dar direito ao Presidente de indicar e vetar candidatos à Diretoria da Igreja, o Pastor Israel Alves Ferreira, à frente da instituição a 17 anos, preferiu deixar que os candidatos que cumpriram os prazos estabelecidos estatutariamente, concorressem a uma vaga na Diretoria para o biênio de 2015-2017. Durante esta última semana, o Conselho Consultivo, composto pelos Pastores Setoriais, reuniram-se durante horas para deliberar acerca desta eleição de relevante importância parar uma instituição que estava judicialmente impedida de convocar Assembleia. 
Como disse em postagem anterior, a vitória da Adesal no processo movido pela CEADEB contra ela, tirou a igreja deste imbróglio quando a justiça decidiu a favor da Igreja, extinguindo o processo e, depois, rejeitando o embargo da reclamante.
Pr. Israel Alves: democracia na
condução do processo eletivo
da Mesa Diretora da Adesal
A Adesal, de forma legal e atendendo ao Estatuto, elegeu, portanto, os novos diretores. O processo foi conduzido pelo Presidente da Igreja que permitiu que os indicados pela Mesa concorresse com os demais candidatos que apresentaram suas candidaturas no prazo de 72 antes do pleito com o aval de 50 assinaturas, conforme exige o estatuto.
Na tarde de ontem, sábado (06/12), o ministério da Igreja em Salvador, escolheu os novos Diretores num processo eletivo organizado por uma comissão escolhida pelo Conselho de Pastores Setoriais. O processo de lacre das urnas, de votação e apuração foi acompanhado de perto pelos candidatos e comissões, o que não deixou sombras de dúvidas nos resultados que saíram às 18 horas e foram anunciados pelo Presidente que empossou os vencedores diante da Assembleia Geral que ratificou a escolha.
A eleição que ocorreu num clima de paz e democracia, foi antecedida pelos relatórios financeiros de
Pr. Mário Jarbas ora pelo novo Conselho Fiscal
2010 a 2014 aprovados na reunião ministerial e na Assembleia Geral à noite. Após esclarecimentos e pareceres do Conselho Fiscal, a Assembleia aprovou as contas da Igreja. Durante esta Assembleia, o Presidente apresentou os novos setores da Adesal, os de número 33, 34 e 35, Marta Senha, Palestina e fazenda Grande I, respectivamente. Os fiéis do setor 34 compareceram à Assembleia à noite, onde receberam a notícia da organização de seu setor, pelo próprio Presidente.
Depois da oração que empossou Diretores e Conselho Fiscal, o Presidente apresentou os Secretários e Assessores indicados por ele para servirem neste novo tempo da Adesal e os convocou para uma reunião imediata onde os convocou para os expedientes doravante.
Veja como ficou composta a Mesa Diretora e Conselho Fiscal para o biênio 2015-2017:

Presidente: Pr. Israel Alves Ferreira
1º Vice-Presidente: Pr. Juarez Machado
2º Vice-Presidente: Pr. Roque Braga Filho
1º Secretário: Pr. Mario Jarbas Carneiro
2º Secretário: Pr. Rosival Moreno

OBS: A prudência nos ensina que os que ocupam os cargos de 1º e 2º Tesoureiros, não tenham seus nomes divulgados!

No Conselho Fiscal ficaram os seguintes Pastores:
Adailton Correa
Érico José Araújo
Landoilson Coutinho
Manoel Bonfim
Márcio Ribeiro
Paulo Roberto Gonçalves
Silas Bento

2 de dez de 2014

Adesal Termina 2014 Com Mudanças na Diretoria


O Presidente da Adesal (Assembléia de Deus em Salvador), Pr. Israel Alves, convocou para este sábado, dia 06/12, o ministério (à tarde) e os membros em comunhão (à noite), para uma Assembléia Geral Ordinária. O encontro que acontecerá na Paralela, é importante por se tratar da primeira Assembléia depois da crise de 2010, quando, por conta de um processo movido contra a igreja pela Ceadeb, a Igreja em Salvador ficou judicialmente impedida de realizar AGO's e de outros expedientes. A reunião marca também o início de um novo tempo para a Igreja que, nos últimos dois domingos levou às águas batismais cerca de mil novos crentes, já que nela ocorrerá também a eleição da Mesa Diretora e do Conselho Fiscal para o biênio de 2015-2017.
As mudanças que devem ocorrer com a eleição da Mesa Diretora e do Conselho Fiscal, só não serão relevantes se perpetuarem os mesmos mecanismos que norteiam até aqui a política de administração da instituição. Espera-se que novas posturas sejam assumidas pelos novos diretores e que a confiança e crédito que os fiéis sempre dispensaram a homens sérios que governam na casa do Senhor, sejam restabelecidos.
Acredito que a Presidência, especialmente, deve assumir o compromisso do pastorado mais perto, optando pela renuncia de viagens nacionais por conta de agenda com CGADB, UMADENE e outros, para ficar mais perto dos Setores, Pastores e Superintendentes. 
O Presidente da Adesal, um homem de Deus comprometido com o bem estar das ovelhas, deve mais do que nunca acercar-se de homens idôneos, conselheiros e com visão do Reino. O bem estar da Igreja em Salvador precisa desta mudança, não só de homens, mas antes de qualquer coisa, de atitudes, de posturas. 
Quem ouve o povo e está perto dele, sabe que este é o anseio dos fiéis, este é o grito abafado no peito de quem ama esta instituição, grito para o qual muitos líderes tapam os ouvidos, se fazem de surdos e ofendem-se quando ouvem esta verdade!
Particularmente estou acreditando na coerência do Presidente desta Igreja, pois não é só a eleição de uma Mesa Diretora que pode trazer mudanças, principalmente, como já disse em outra postagem, se continuarem figuras que foram responsáveis por muitos problemas que enfrentamos hoje. É preciso uma mudança que vá alem da ideologia, além dos discursos e bravatas. Precisamos de mudanças significativas que envolvam, além de arrependimento, oração e jejum, uma reforma administrativa geradora de saúde à instituição, promovendo o bem estar de obreiros e fiéis, com o sanar dos problemas financeiros e o investimento não só em coisas, mas em pessoas.
A pergunta é: haverá mudança de nomes na Mesa Diretora apenas? Ou haverá também mudanças de atitudes e reformas significativas na gestão desta instituição?
Oremos pelo nosso Presidente, pela presente Diretoria que, segundo lembrou Pastor Abiezer, expirou seu mandato em 2012, e pela Diretoria e Conselho Fiscal que serão eleitos nesta Assembleia do dia 06/12.