12 de jun de 2015

As Cinco Verdades do Amor de Deus




“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. ” João 3:16

Este texto de João, além de ser o mais célebre da Bíblia, aponta-nos cinco verdades incontestáveis do amor de Deus que quero compartilhar com você.

Primeira verdade: O texto diz: “Deus amou...”. Esta é uma verdade elementar em toda a Bíblia. É Deus quem primeiro nos manifesta seu amor. Tínhamos que ir a Ele, mas foi Ele quem tomou a iniciativa de vir até nós! Quando o homem pecou no Éden, foi Deus quem veio ao seu encontro. Enquanto o Criador, ofendido pela desobediência do homem, chamava-lhe insistentemente, o homem conscientemente se escondia dEle (Gênesis 3: 8-10). Jesus disse em João 15: 16 que foi decisão dele nos escolher e que nós não escolhemos! Na noite em que os anjos apareceram aos pastores nas campinas de Belém para anunciar o nascimento do Salvador, os eles cantaram: “ Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens. ” Lucas 2:14. Veja: “... boa vontade para com os homens! ” Este pequeno trecho de Lucas mostra-nos que o Eterno Criador manifestou sua vontade de salvar o homem, manifestou seu amor, tomou a iniciativa de perdoá-lo! Esta é uma verdade incontestável: Deus te ama antes mesmo de você ter imaginado sua existência!

Segunda Verdade: “ ...amou o mundo... “. A segunda verdade é que o amor de Deus é global, isto é, todos, indiscriminadamente, são alvos do seu amor. Não há um ser humano que não seja amado por Ele. Por isso Paulo disse escrevendo a Tito, no capítulo 2, versículo 11: “Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens. “ Isso porque a Escritura afirma em Romanos 2: 11 que Deus não faz acepção de pessoas! Um coração perdoador como o de Deus não poderia excetuar quem quer que fosse, casa indivíduo é criatura de suas mãos, seres criados para o louvor de sua glória e Ele deseja que sejamos reconciliados com Ele por intermédio de seu Filho Jesus> Sim, Deus amou o mundo, Ele amou você com seus sonhos e projetos, Ele te ama como você é!

Terceira Verdade: o texto diz que este amor global foi de “ ...tal maneira... “. Essa foi a expressão usada pelo próprio Jesus! Uma expressão que denota uma forma indescritível de amar. Seu amor não pode ser dimensionado, jamais será entendido por qualquer mente humana. Um Deus Eterno e Santo que ama suas criaturas mesmo elas tendo se distanciado dele! Paulo, escrevendo aos Efésios 2: 4, disse: “Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou... “ Seu muito amor foi a forma que Paulo encontrou para expressar a incompreensível bondade de Deus para conosco. João, o Apóstolo do Amor chegou a dizer que este amor é tão grande que nos fez filhos de Deus! (1 João 3: 1). Não há amor maior que esse, seu amor por você e por mim é incomparável, um amor que está acima de todos no universo. Este amor é capaz de perdoar os pecados e tornar justo o mais de todos os pecadores (1 Co. 6:11).

Quarta Verdade: “ ...que deu o seu Filho... “A quarta verdade, tão preciosa quanto as demais, é que seu amor não é apenas filosófico e não é de palavras. O texto diz que Deus deu o seu Filho! É um amor em obras! “ Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. ” Romanos 5:8. João disse que o amor de Deus é manifestado no fato de Jesus ter morrido por nós! “Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. “ 1 João 4:9. O amor de Deus é real e doador, Ele se materializou em Jesus, Ele não apenas disse que nos ama, Ele provou isso enviando seu Filho. Você poderia imaginar que pudesse ser amado por Deus a este ponto?

Quinta Verdade: Finalmente o texto diz: “ ...para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. ” Todo o amor de Deus, todo seu sacrifício em enviar seu Filho para morrer por nós tem um objetivo. Sua vontade é que nos reconciliemos com Ele. “O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai ” Gálatas 1:4. Todo um plano foi elaborado pelo Criador, antes da fundação do mundo (Efésio 1:4), todo um sacrifício foi feito. Jesus veio nascer, viver e morrer entre nós, apenas com este objetivo: nos oferecer a vida eterna! Hebreus 9: 26 mostra que Jesus se manifestou no tempo determinado com o objetivo de anular o efeito do pecado sobre nós. Salvar-nos, foi o motivo pelo qual Jesus morreu por você e por mim!

Agora que você conhece as cinco verdades de seu amor e como você é amado por Ele, permita que Ele entre em teu coração e faça morada em você (João 14:23). Ele está agora batendo à porta de teu coração (Apocalipse 3:20). Pense em seu amor agora onde você estiver e convide-o a entrar e mudar totalmente tua vida. Você não precisa fazer nada, tudo já foi feito por Jesus na cruz, apenas confesse diante de seu amor que você é pecador e que está arrependido dos seus pecados e que acredita que Ele pode perdoá-lo. (Romanos 10; 9, 10)

Nenhum comentário: