8 de ago de 2015

Falando de Amor: O Desafio de Encontrar a Pessoa Certa


O maior desafio quando se fala em amor com certeza, é encontrar a pessoa certa. Converse principalmente com as mulheres de hoje e elas dirão que homem está difícil. Mas a pergunta que não quer calar é: existe a pessoa certa, aquele amor pra se chamar de "seu"? Claro que sim! Encontrar esta pessoa é que lhe garantirá uma vida a dois mais feliz! Muitas pessoas não tem paciência para esperar e desesperadamente tornam-se até aventureiras na arte de amar, gastando e desperdiçando o seu e o tempo do outro em um relacionamento que, muitas vezes, ambos sabem que não dará certo!
Alguns, para suprir as carências emocionais e alimentar os instintos sexuais, aventuram-se em relacionamentos onde a incompatibilidade de sonhos, ideais, propósitos, além de elementos como fé, entre outras coisas, são gritantes. Preferem machucar-se e machucar o outro, viver desventuras e frustrações, mergulhando-se m experiências, às vezes, tão traumáticas que são capazes até de impedí-los de amar novamente!
Em Provérbios 18: 22, o Sábio Salomão disse que "aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do Senhor." Veja: a expressão "aquele que encontra" dá a entender que encontrar a pessoa com quem você vai casar e viver o resto de sua vida, não é uma tarefa fácil! Encontrar a "esposa" aqui, é encontrar a pessoa certa, aquela que conquistará para sempre seu coração, que influenciará seu comportamento e suas idéias, que poderá fazer você dar a volta ao mundo por ela! Essa pessoa, diz o texto de Provérbios, acha o bem e a bondade do Senhor!
Mas afinal, o que deve fazer um solteiro que espera a pessoa certa? As dicas que vou dar aqui são simples e algumas podem parecer engraçadas. Experimente segui-las e não aposte em fórmulas mágicas, para se viver um amor verdadeiro, basta seguir as lições simples da vida!

a.       ORAÇÃO: Apresente todos os dias ao Senhor: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo, conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. ” Filipenses 4:6
b.      DEUS CUIDA DAS NECESSIDADES BÁSICAS DE NOSSA VIDA: “ Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? ” Mateus 6:25
c.       TENHA CERTEZA QUE DEUS CUIDA DE TEU CORAÇÃO: “ E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. ” Filipenses 4:7
Depois destas dicas, digamos, espirituais, é preciso seguir outras também muito simples, mas que podem fazer toda diferença:

DEFININDO OBJETIVOS

Primeiro se pergunte que tipo de relacionamento você busca. A resposta a esta pergunta vai depender de sua idade, experiência, entre outros fatores. Alguns não querem passar por longo tempo de noivado porque já tem certa idade ou já tem filhos, já tiveram experiências matrimoniais, etc. Estes buscam casamento. Outros ainda estão jovens, fazendo faculdade, construindo um patrimônio, etc. Esses pensam em noivar e terminar de construir tais sonhos enquanto conhecem melhor o parceiro. O fato é que você precisa determinar isto, é uma forma de você começar a definir o que quer no amor!
Depois, pense e elenque quais características busca numa pessoa e o quê você não tolera na pessoa amada. Essas duas coisas precisam ser bem definidas quando você começar a se relacionar com alguém. Sempre aconselho a jovens namorados ou noivos que conversem sobre essas duas coisas antes de partirem para um nível mais sério do relacionamento. Isso evita determinadas crises no casamento.

ONDE ENCONTRAR A PESSOA CERTA

Pense também em onde você pode encontrar a pessoa certa. Os crentes mais fervorosos vão logo responder: "Claro que é na igreja!" (Igreja aqui refere-se à mesma fé). Não, não estou falando disso. Estou falando que a pessoa certa para você nem sempre poderá estar no ambiente em que você exercita sua fé, a igreja pode ser um dos lugares. Pense primeiro no que você gosta! Como assim? Simples:
Se você gosta de trabalhar em favor de alguma causa, como missões, ação social, política, etc., a pessoa certa para você pode estar nos Congressos, Encontros, Simpósios, Conferências, Seminários, em grupos de redes sociais que discutem tais causas, etc.
Se você gosta de música, seu par ideal pode estar em coros, Curso de Músicas na Faculdade, no Coral ou na Banda Jovem da Igreja, etc.
Mas você pode também encontrar a pessoa certa em lugares inusitados, como no metrô, no parque no cinema, etc. Você deve estar atento àquelas pessoas que despertam interesse em você, mas isso deve ser feito co temor a Deus e muita oração!
Bem, uma vez que você esteja no lugar certo, não esqueça que, se este lugar for a casa de Deus, você deve lembrar que o lugar do culto não é lugar para azaração! Respeite o ambiente da adoração a Deus e você terá sucesso!

FASE DO CONTATO

Lembre-se que antes de começar qualquer comunicação, observe se esta comunicação será possível. Evite lugares barulhentos. Você está na fase do contato e esta é uma fase importante e melindrosa, qualquer erro poderá fazer naufragar sua tentativa de encontrar a pessoa certa (Jz. 12:6)
ü  Inicie a conversa imediatamente, isto evita ansiedade: “E aconteceu que, vendo Jacó a Raquel, filha de Labão, irmão de sua mãe, e as ovelhas de Labão, irmão de sua mãe, chegou Jacó, e revolveu a pedra de sobre a boca do poço e deu de beber às ovelhas de Labão, irmão de sua mãe. E Jacó beijou a Raquel, e levantou a sua voz e chorou. E Jacó anunciou a Raquel que era irmão de seu pai, e que era filho de Rebeca; então ela correu, e o anunciou a seu pai. ”Gênesis 29:10 - 12
Se você busca um relacionamento sério, seja capaz de perceber se esta pessoa também quer. Em Rute 3: 5-14, as coisa ficaram bem definidas entre Rute e Boaz. Não brinque com os sentimentos do outro e não se faça de desentendido para depois cobrar do outro o que ele ou ela nunca te prometeu.
Seu primeiro toque deve ser despretensioso, isto é, sem parecer que está interessado, toque-a ou toque-o como se o(a) conhecesse a muito tempo, no ombro, nas mãos, sem mostrar intimidade: “Não repreenda asperamente ao homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãosas mulheres idosas, como a mães; e as moças, como a irmãs, com toda a pureza. 1 Timóteo 5:1,2.
COMEÇANDO A SE RELACIONAR
ü  Jamais ignore as amigas de seu alvo, no caso dos homens, sem a simpatia das amigas, você não chegará muito longe.
ü  Gere atração: Seja humorado, espontâneo e natural;
ü  Não diga que você é o que realmente não é, para não começar uma relação embasada em mentiras: “Não lhes escrevo porque não conhecem a verdade, mas porque vocês a conhecem e porque nenhuma mentira procede da verdade. 1 João 2:21
ü  Encontre e ressalte os valores da pessoa. Deixe ela saber que você admira determinadas características nela;
ü  Crie conexões emocionais: Saiba quem ele (a) é e o que faz;
ü  Responda suas perguntas com histórias, principalmente se forem engraçadas. Não responda como se fosse uma entrevista.

Bem, esses são conselhos simples, mas que são fundamentais na árdua tarefa de buscar a pessoa certa. É óbvio que existe uma série de outras recomendações, estas, no entanto, poderão fazer grande diferença na arte de encontrar a pessoa certa!






Nenhum comentário: