14 de set de 2015

Congresso de EBD na Adesal: As Mesmas Discussões!

Foto: Ricardo Ferreira

Não há dúvidas de que a cada ano chegam novos professores de Escola Bíblica Dominical em nossas igrejas e que existem assuntos relacionados à educação que devem sempre ser tratados em nossos Congressos, Conferências, Seminários e Simpósios de EBD. Todavia, é preciso pensar também na necessidade de diversificação das discussões, observar a variedade de temas na educação e nunca esquecer que a sociedade evolui, assim como as ciências, inclusive aquelas ligadas à educação!
Existem hoje novos discursos em pedagogia, novos viés e abordagens sobre a educação que precisam ser tratados e discutidos em nossos Congressos de EBD, a fim de que se desafie o novo e o veterano professor de Escola Dominical a repensar sua prática pedagógica diante de sua classe.
O Congresso de Escola Dominical da Adesal, ocorrido nos dias 10 a 12 de setembro, no Templo da Liberdade, trouxe o já conhecido e renomado Professor Jamiel Lopes, Psicólogo e Comentarista de Lições de EBD da CPAD e a Professora Régia Carvalho, também Comentarista de lições de EBD. Ambos são extremamente competentes e profissionais e falaram de assuntos que, para quem nunca foi a um Congresso de EBD ou está se familiarizando agora com o ensino na Escola Dominical, redundou em novidade! Mas é preciso dizer que os temas, as discussões e a metodologia das palestras não se constituíram em novidades. Temas como o Perfil do Professor da EBD e Características Psicológicas de Faixas Etárias, vem sendo discutidos em Congressos no Rio de Janeiro e em palestras nos encontros pedagógicos do próprio DEPEN - Departamento de Ensino da Adesal.
Apesar do esforço feito pela Coordenação do DEPEN, faltou neste congresso uma atualização dos temas, novas abordagens e assuntos que reflitam realmente os problemas da educação cristã, principalmente no contexto da Escola Dominical, hoje. 
Aprofundamento nos temas foi outra coisa que faltou. Os palestrantes "pincelaram" slides, fazendo breves reflexões em velhos assuntos, sem apontar soluções práticas e caminhos novos para o professor de EBD que enfrenta domingo a domingo problemas como: limitação de conhecimento, espaço precário, pouco ou nenhum recurso e falta de investimento nas estruturas físicas e pedagógicas da Escola Dominical.
O Congresso da Escola Dominical precisa ser mais que palestras de velhos temas, precisa ser o espaço de discussão com professores, profissionais da educação, alunos e a igreja, a fim de que se encontre modelos que respondam aos anseios de professores e alunos na prática pedagógica nos domingos de manhã. É preciso traçar novos caminhos para o ensino da EBD e isso se faz com reflexões aprofundadas e discussão dos problemas que rondam a Escola Dominical, observando os novos conceitos de educação e os métodos que tem revolucionado a prática do ensino nos estudos da moderna pedagogia.
Parabéns ao DEPEN por proporcionar aos professores da EBD, momentos de reflexão sobre sua prática de ensino! Abaixo, um vídeo do saudoso Rubém Alves sobre o  "Professor de Espantos"!

Nenhum comentário: